Topo

Adolescente homenageia mulheres negras inspiradoras no vestido de formatura

Aishamanne Williams estampou Angela Davis, Lauryn Hill e Erykah Badu em sua saia  - Reprodução/Instagram/ajahnidhana
Aishamanne Williams estampou Angela Davis, Lauryn Hill e Erykah Badu em sua saia Imagem: Reprodução/Instagram/ajahnidhana

Da Universa

18/06/2018 17h32

A formatura é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer adolescente – se despedir dos amigos, escolher uma profissão e se preparar para encarar a faculdade... Para comemorar a data, a estudante Aishamanne Williams escolheu usar um vestido cheio de sinificados.  

Feito à mão, em casa, o modelito foi estampado com o rosto de três mulheres importantes do movimento negro que inspiram a jornada de Aishamanne: Erykah Badu, Angela Davis e Lauryn Hill. 

Veja também

"Honrar mulheres negras inspiradoras e radicais era importante para mim e é com a história delas que eu gostaria de concluir meus quatro anos de ensino médio", disse a adolescente à "Teen Vogue".

Para criar a peça, Aishamanne contou com a ajuda da costureira Donna Weekes, e da colega de classe Nyiesha Mallett, que desenvolveu as ilustrações, com inspiração na estilista norte-americana Kyemah McEntyre. 

"Eu aprendi muito lendo Angela Davis. Eu me considero uma feminista interseccional e estudando as palavras dela, aprendi muito sobre como feminismo, raça e classe andam juntos", disse. 

O vestido de Williams foi tão elogiado que seus colegas votaram nela como a formanda mais bem vestida do ano. Para ela, criar o próprio vestido deu personalidade à peça e trouxe à tona suas lutas. à tona – experiência que ela recomenda a toda adolescente. . 

"Perguntem a vocês mesmos: o que eu sou? O que eu penso? Que mensagens quero deixar para meus colegas da escola", recomendou a adolescente. "Crie algo verdadeiro e permita que seu vestido reflita isso verdadeiramente".