menu
Topo

Moda


Como usar roupa social fora do trabalho? Siga esses truques de estilo

Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

13/06/2018 04h00

Quem disse que a roupa para ir trabalhar deve ser usada somente no escritório? Com a rotina agitada, muita gente prefere buscar o conforto de peças que transitam entre o universo corporativo e os ambientes de lazer. Aliando criatividade ao próprio estilo, é possível contornar a monotonia dos looks de trabalho e transformá-los em versões mais descontraídas.

O dress code do trabalho exige certa formalidade, que pode ser quebrada com acessórios coloridos e metalizados. Mesmo as peças compridas e nada justas ao corpo ganham um visual despojado na combinação com tecidos vistosos e brilho.

Veja também

Roupas como a calça jeans escura, por exemplo, servem para todas as ocasiões. No trabalho, com uma camisa social e blazer discreto. Na festa, com uma blusa decotada de cores vivas e escarpins. “Peças como esta são curingas em qualquer guarda-roupa porque são versáteis e atendem a diversas necessidades”, afirma a estilista Bruna Munik.

Veja como variar o look de lazer com quatro peças típicas de escritório: 

Camisa branca 

Peça clássica do armário feminino, a camisa branca adquire outro status quando deixa o estilo sério do trabalho e segue para um happy hour, passeio no shopping ou almoço de domingo. Truques simples, como abrir os botões e deixar a peça com decote em formato V, são suficientes para desconstruir a cara de escritório.

“Com esse formato, fica bacana usar maxiacessórios e colores com volume”, acredita o stylist Thiago Gandra. Se a camisa for grandona, pode ser combinada com calça sequinha e sapatos coloridos. Se for mais justa, fica bem com saias curtas de couro, vinil e cintos com detalhes metalizados para arrematar a produção.

Calça social 

A calça social fica de cara nova com croppeds alegres, blusões de tricô e até mesmo uma camiseta com nozinho. A ideia é tirar o ar executivo, trazendo elementos informais para o look.

Aí entram acessórios, como cintos de metal e sapatos no estilo strreetwear, que desviam a atenção e dão um toque a mais para elas serem usadas também no pós-trabalho.

Blazer 

O blazer consegue transitar com liberdade em diversas ocasiões, especialmente versões com texturas diferentes do preto básico. Nos dias mais frescos, o simples ato de puxar as mangas pouco antes da altura do cotovelo já deixa a peça renovada.

“No lazer, o blazer vai bem com bermudas de cintura alta ou mesmo com uma lingerie estruturada, como um top corset rendado. O visual fica incrível, sexy e cool”, pontua Gandra.

Peças de tweed 

A seriedade deste material clássico é posta de lado em looks mais atuais. E as possibilidades são muitas: desde o casaco por cima da blusa básica e calça jeans até a saia curta ou vestido com referências vintage.

Em looks contrastantes, as jaquetas de tweed funcionam bem com peças de paetê e mix de estampas. “Para combinar, basta criar composições com peças de estações diferentes, que acompanham a mesma paleta de cores. Essa é uma forma de evitar o famoso ‘conjuntinho’ “, indica a estilista Bruna Munik.