menu
Topo

Recomenda

Dicas de filmes, séries, leituras, sons, espetáculos

Filmes com Bethânia são destaque da programação feminina do In-Edit Brasil

Da Universa

09/06/2018 07h00

Em sua 10ª edição, o Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit Brasil, é uma boa pedida para os próximos finais de semana de junho. Com 13 documentários sobre mulheres na música, o evento acontece até o dia 17 de junho em São Paulo e é gratuito -- exceto no Cine Sesc. Os destaques são os dois documentários de Maria Bethânia e da rapper negra Yzalú.

O "In-Edit Brasil" é um evento cinematográfico que nasceu em Barcelona em 2003, e atualmente acontece em países como Espanha, Chile, Grécia, México e Colômbia.

Confira a programação:

"Yzalú - Rap, Feminismo e Negritude"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rapper negra, com limitação física, das margens da periferia da Grande São Paulo, Yzalú encontrou na música uma ferramenta de combate ao racismo, machismo e classismo. Seu single mais famoso, “Mulheres Negras”, se tornou um hino entre as feministas negras. O documentário é dirigido por Mayra Maldjian e Inara Chayamiti.

Onde: 15/06 - 19h30 - Matilha Cultural.

"Fevereiros"

Divulgação
Imagem: Divulgação

A relação entre Maria Bethânia e o carnaval é notória. Desde sua infância em Santo Amaro da Purificação (BA), a cantora sempre cultuou essa festa, que marcou sua formação. Neste documentário, Bethânia recorda suas primeiras festas e também a importância da espiritualidade em sua vida.

Onde: 09/06 - 19h - Cine Sesc* / 12/06 - 17h - Spcine  Olido /16/06 - 16h - Matilha Cultural.
*Sessão com presença do diretor Marcio Debellian.

"Maria Bethânia: Música é Perfume"

O diretor Georges Gachot conheceu Maria Bethânia quando veio ao Brasil para registrar a turnê do álbum “Brasileirinho”, em 2003. Ele ficou maravilhado e passou a acompanhar a cantora nos bastidores musicais: encontros, ensaios, gravações e passagens de som.

Onde: 08/06 - 15h - CineSesc* / 15/06 - 16h- Cinemateca Brasileira - Sala BNDES.
*Sessão com a presença do diretor Georges Gachot.

"As Mina na Batalha"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Dirigido por Grazie Pacheco, o documentário acompanha as batalhas de MCs em São Bernardo do Campo (SP). O Dia da Mulher foi celebrado com uma roda só de mulheres.

Onde: 15/06 - 19h30 Matilha Cultural*
*Após a exibição do filme, pocket show com Yzalú

"Badi"

Divulgação
Imagem: Divulgação

O filme "Badi" observa a trajetória pessoal e a carreira internacional da cantora, violonista e compositora Badi Assad e tem direção de Edu Felistoque.

Onde: 08/06 - 17h - Cinesesc / 09/06 - 19h30 - Matilha Cultural /14/06 - 17h - Sp cine  Olido

"Dona Onete - Flor de Lua"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Dona Onete tornou-se um grande nome da música popular brasileira nos últimos anos, mas sua vida não foi nada fácil. Depois de um relacionamento abusivo, ela libertou-se das amarras e começou a cantar.

Onde: 12/06 - 21h - Cinesesc*/ 13/06 - 17h - Centro Cultural São Paulo* /15/06 - 18h - Matilha Cultural.
*Sessão com a presença do diretor Vladimir Cunha e de Dona Onete.

"Grace Jones: Bloodlight"

Divulgação
Imagem: Divulgação

A diretora Sophie  Fiennes acompanhou Grace  Jones durante vários anos nas reuniões familiares, gravações de discos, sessões de fotos e em sua casa em Paris. Neste documentário retrata a carreira da artista jamaicana, que sempre impôs sua forte personalidade em tudo o que fez.

Onde: 07/06 - 21h - Cine Sesc / 15/06 - 19h - Sp cine Olido.

"Maestrina da Favela"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Elem Silva dirige sozinha desde criança um grupo de percussão infantil no Pelourinho, Salvador (BA), a banda Meninos da Rocinha do Pelô. Neste filme, a diretora afro-americana Falani  Afrika, que acompanhou Elem durante dez anos, mostra os momentos intensos da percussionista como a morte da mãe, de alguns integrantes de sua formação e a transformação de seu bairro.

Onde: 09/06 - 18h - Matilha Cultural / 12/06 - 15h - CCSP

"Queercore: How To Punk A Revolution"

Divulgação
Imagem: Divulgação

De Bruce LaBruce e G.B. Jones às Riot Grrrls, o diretor Yony Leyser mostra a divertida e incendiária história de uma “vingança cultural” anárquica e transexual, cuja mensagem continua vigente.

Onde: 14/06 - 18h - Matilha Cultural /16/06 - 19h - Cinemateca Brasileira - Sala BNDES

"Rio Sonata"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Georges Gachot apaixonou-se por Nana Caymmi durante as gravações de Maria Bethânia: Música é Perfume. Com mais de 100 horas de gravações, o diretor apresenta um filme repleto de música e momentos mágicos, que envolvem Nana e muitos convidados especiais. Sem se prender à biografia da personagem, Gachot deixa a música e as palavras fluírem.

Onde: 14/06 - 18h - Cinemateca Brasileira - Sala BNDES

"Tetê"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Tetê Espindola é um dos personagens mais marcantes da música popular brasileira dos últimos 40 anos. Sua evolução como artista e figura pública está registrada neste filme-homenagem de Clara Lazarim.

Onde: 08/06 - 17h - CCSP / 12/06 - 18h Matilha Cultural.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!