Topo

7 conquistas inesquecíveis de Maria Esther Bueno como mulher no esporte

Maria Esther Bueno (Rio 2016) - Folhapress
Maria Esther Bueno (Rio 2016) Imagem: Folhapress

Da Universa

08/06/2018 22h33

Nesta sexta-feira (8), Maria Esther Bueno, de 78 anos, considerada uma lenda do tênis no mundo todo, faleceu depois de ser diagnosticada com um câncer na boca seguido de uma metástase para ombro e costas.

O que poucas pessoas sabem é que a brasileira trouxe enorme reconhecimento ao Brasil quando atuou nas quadras e, mais do que isso, para as mulheres nesse meio.

Veja também

Listamos 7 feitos inesquecíveis de Maria Esther como mulher no esporte que merecem o seu reconhecimento:

1. Maria venceu 19 torneios do Grand Slam - 7 na categoria simples; 11 em duplas femininas; 1 em duplas mistas - ao longo de sua carreira.

Maria Esther Bueno - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress

2. Colocou seu nome na história ao vencer quatro torneios de Grand Slam em 1960, marca atingida apenas por nomes de peso como a americana Pam Shriver, a tcheca Martina Navratilova e a suíça Martina Hingis.

Maria Esther Bueno (1969) - AFP - AFP
Imagem: AFP

3. Foi eleita pela Associated Press a número 1 do mundo todo no ano de 1959 na categoria individual feminina; a única brasileira a ganhar esse prêmio.

Maria Esther Bueno (1959) - AP - AP
Imagem: AP

4. A tenista teve seu nome colocado no livro dos recordes, o Guinesss, ao vencer a americana Carole  Caldwell  Graebner na final do US Open, em 1964, em apenas 19 minutos.

Maria Esther Bueno - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress

5. Foi incluída no museu International  Tennis Hall of Fame, onde são homenageados os maiores personalidades do mundo do tênis, sendo a primeira e única brasileira a receber a honra.

Maria Esther Bueno - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress

6. Ela também teve sua influência na moda ao ser conhecida pela sua elegância com os trajes durante os jogos. Maria inclusive fez uma parceria com o estilista britânico Ted Tinling, que a vestia para os campeonatos.

Maria Esther Bueno chegando na Inglaterra em 1959 - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress

7. Maria recebeu a homenagem de ter o seu nome batizado na quadra central do Centro de Tênis Olímpico no Rio de Janeiro, construída para a Rio 2016.

Maria Esther Bueno recebendo homenagem na Rio 2016 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação