Topo

Metade dos brasileiros não sabem o que são transgêneros, diz pesquisa

Bandeira gay - Getty Images
Bandeira gay Imagem: Getty Images

Da Universa

02/06/2018 12h51

A Parada do Orgulho LGBT acontece no domingo (3) em São Paulo e promete reunir cerca de 3 milhões de pessoas. Apesar de a letra T ter sido incorporada à sigla há mais de 20 anos, 49% dos brasileiros ainda não sabem o que são pessoas trans.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva e descobriu, ainda, que apenas dois em cada 10 brasileiros entendem bem questões de gênero. Em março, o STF (Supremo Tribunal Federal) permitiu que pessoas que se consideram transexuais ou transgêneros pudessem alterar, em cartório, o nome de registro sem, necessariamente, realizar a cirurgia de mudança de sexo. Entre os brasileiros, apenas 49% dos que sabem o que é uma pessoa transgênera são a favor da medida.

Veja também

Quando o assunto é a cirurgia de resignação sexual e o uso de banheiros públicos, o número não muda tanto. Entre os entrevistados que sabem o que é transgênero, 49% são a favor de que a operação seja feita pelo SUS (Sistema Básico de Saúde) e 47% de que as pessoas utilizem banheiros públicos de acordo com o gênero.

Em todos os casos, as mulheres são as mais favoráveis às medidas que beneficiam pessoas trans.