menu
Topo

Relacionamentos

Pesquisa revela melhor estratégia para superar término do relacionamento

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

29/05/2018 16h57

Todo mundo tem um conselho na hora de fazer alguém superar o fim de um namoro ou casamento, mas comprovação científica que é bom, nada. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: General, no entanto, esclarece quais técnicas podem ajudar a colar os pedacinhos de um coração partido.

Ao todo, foram analisadas 24 pessoas, entre 24 e 37 anos, que estiveram em relacionamentos de uma média de 2,5 anos, e que levaram um fora ou deram o ponto final e ainda sentem algo pelo ex.

Veja também

Odiar, aceitar ou esquecer?

Três estratégias de “cura” foram experimentadas. Na primeira, um pedaço do grupo deveria se lembrar das coisas ruins do amor passado, como hábitos chatos. Na segunda, os pesquisados deveriam ler e acreditar em frases de aceitação do fim, como “tudo bem amar uma pessoa com a qual eu não estou mais”. Na terceira, as pessoas deveriam pensar em coisas legais e nada relacionadas ao ex, como uma comida favorita, para distrair.

Depois, os pesquisadores mostraram fotos dos ex para os pesquisados e testaram a intensidade de emoção causada por isso – como quando surge aquela imagem no feed das redes sociais. Os grupos também passaram por um questionário para medir o quanto eles estavam apaixonados pelo ex.

Bom mesmo é...

Segundo o estudo, a primeira estratégia foi a única que causou diminuição do sentimento de amor. Por outro lado, pensar no que o ex tinha de ruim deixou a maioria mais triste e estressada.

A distração melhorou o bem-estar dos pesquisados, mas não fez muita diferença na superação do fim. Já a aceitação não teve nenhum efeito relevante para as pessoas se sentirem melhor ou esquecerem o ex.

Triste, mas ficar pronto para outra parece ainda ser a melhor opção. E, como diz a maioria dos conselhos sem base científica, o tempo cura tudo.