Topo

Casamento Real

Doria Ragland, mãe de Meghan, seria 1ª negra num altar de casamento real

Doria Hagland, mãe de Meghan Markle - Gareth Fuller - WPA Pool/Getty Images
Doria Hagland, mãe de Meghan Markle Imagem: Gareth Fuller - WPA Pool/Getty Images

Da Universa

19/05/2018 10h34

Meghan Markle chegou à capela de São Jorge, na manhã deste sábado (19), acompanhada da mãe, Doria Ragland, de 61 anos. A assistente social, que se reuniu com vários membros da família real na última semana, compartilhou os holofotes ao surgir visivelmente emocionada durante a troca de alianças da filha com o príncipe Harry. Doria provavelmente é a primeira negra no altar de um casamento real -- informação que nem mesmo historiadores são capazes de confirmar com exatidão. 

Veja também: 

Meghan é sua única filha

Doria e Tom Markle se divorciaram quando Meghan tinha apenas 6 anos de idade. A ex-atriz americana é filha única de Doria e morava com a mãe após a separação.

“Podemos nos divertir tanto juntas, e ainda assim encontro muitos conselhos e o seu apoio sempre”, contou Meghan em entrevista à revista "Glamour" americana, em agosto de 2017.

Em um post no blog "The Tig", Markle revelou que a mãe costuma a chamar pelo apelido carinhoso “Flower” (flor). “É exatamente o que você é”, opinou Doria em comentário da publicação.

Representatividade importa

De acordo com Kenia Maria, defensora dos direitos das mulheres negras na ONU, o casamento real também pode ser visto como um ato político. “Meghan é o espelho de Doria. Saber mais sobre Doria ajuda a entender essa nova geração de mulheres que tem sede de mudanças. Estamos vivendo grandes transformações também no Brasil e não posso deixar de ressaltar que isso tem um preço. É interessante saber que o príncipe terá uma sogra negra. E que essa sogra não é tola e passiva com as questões políticas e socioculturais da vida”, contou em entrevista à revista "Época".

De acordo com Meghan, Doria sentiu o racismo de perto quando morava na Califórnia. A noiva real contou que a mãe chegou a ser confundida com sua babá. “Eu estava em Los Angeles, em um intervalo da faculdade, quando minha mãe foi chamada de ‘B’. Estávamos saindo de um show e alguém reclamou porque ela demorou um pouco para sair de uma vaga no estacionamento”, relatou em seu blog.

Para a cerimônia, Markle quis garantir que sua mãe estivesse em uma posição de destaque. Nos últimos casamentos reais, os pais das noivas foram alvo de boa parte das atenções por levarem suas filhas ao altar. Neste caso, foi diferente. “Em um casamento, a mãe não tem um papel. Meghan está garantindo que sua mãe tenha”, explicou Dickie Arbiter, ex-porta-voz da Rainha Elizabeth II ao New York Times.

A carreira de Doria Ragland

Em 2017, Markle revelou que mãe trabalhava como assistente social em uma comunidade geriátrica e a descreveu como uma "terapeuta clínica de espírito livre", já que ela também atua como professora de ioga.

Markle ainda credita a educação que recebeu de seus pais como fundação para o seu instinto filantrópico. "Meus pais tiveram pouco, então fizeram uma escolha de dar muito", escreveu a duquesa em seu blog, em 2016. "Eles costumam comprar perus para desabrigados no feriado de Ação de Graças, entregam refeições para pacientes em tratamento paliativo, doam qualquer centavo para aqueles que pedem, e realizam atos de graça, seja um abraço, um sorriso ou um tapinha nas costas para mostrar aos necessitados que eles ficariam bem".

"Isso é o que eu cresci vendo, então é isso que eu cresci sendo", ela continuou. "Uma jovem adulta com consciência social para fazer o que podia, e, no mínimo, me manifestar quando soubesse que algo estava errado.”

Ela conquistou o príncipe Harry

O agora duque de Sussex já é visivelmente fã de sua sogra. Em entrevista à BBC, Harry revelou que Doria é "incrível". "Tenho certeza de que, no começo, meus pais e meus amigos mais próximos estavam preocupados porque nós fomos muito rapidamente envolvidos em uma tempestade de mídia que não fazia parte da minha vida antes disso, mas eles também nunca me viram tão feliz", completou Meghan.

Avessa à fama

Mesmo tendo sua filha se casado com um membro da realeza britânica, Doria mantém os pés no chão. Em sua rede social favorita, o Facebook, seu número de amigos não chega a 200 e assim deve permanecer. Ela também pouco comenta sobre sua vida pessoal.

Casamento Real