Topo

Por que não tem masturbação em novelas?

A atriz Débora Duarte em "Coração Alado" (1980) - (Reprodução/Memória Globo)
A atriz Débora Duarte em "Coração Alado" (1980) Imagem: (Reprodução/Memória Globo)

Marcos Candido

Da Universa

27/04/2018 04h00

Onde estão as cenas de masturbação nas novelas da TV?

A Universa fez a pergunta a especialistas no assunto -- e com motivo.

Novelas exibem relações sexuais (predominantemente, heterossexuais), retratam o desejo entre pessoas do mesmo sexo e apresentam ao público dificuldades e também liberdades de variadas identidades de gênero. Na lista também entram temas como violência sexual e prostituição.

Por que a masturbação, alardeada por especialistas como um dos principais métodos para uma sexualidade mais saudável, costuma ficar de fora da lista?

Veja também

“Nossa, perguntinha cabeluda. Acho que já teve insinuações, sim. De cabeça, não lembro”, responde um roteirista que já escreveu telenovelas para emissoras como Rede Globo e Record TV. De férias, não deu entrevista. Então a reportagem continuou a seguir essa questão.

Se ninguém tem uma lembrança de primeira, é porque já faz tempo desde a última vez.

Corria o ano de 1980, em plena ditadura militar. À época, a Globo exibia a novela “Coração Alado”, roteirizada por Janete Clair e com direção geral de Roberto Talma.

Na trama, a personagem Catucha, interpretada por Débora Duarte, tem um caso de amor e ódio com Juca Pitanga (Tarcísio Meira). Em certo episódio, Catucha sente falta do amado e decide se masturbar na sua ausência. Quem nunca?

A câmera focava apenas a contorção do rosto e dos pés da atriz, sugerindo o êxtase. A cena foi levada ao ar com um áudio vazado, no qual o diretor guiava a atriz até que ela chegasse ao orgasmo. Mesmo que o episódio tenha sido considerado um desafio à censura da época, a emissora recebeu centenas de cartas de reclamação.

O ator Henrique Farias (primeiro, da dir. p/ a esq.) como o Ringo de "Top Model" - entrada e saída do banheiro do adolescente era respeitado pela família; da esq. p/ dir.: os atores Gabriela Duarte, Carol Machado, Nuno Leal Maia, Igor Lage e Marcelo Faria - Divulgação/Memória Globo - Divulgação/Memória Globo
O ator Henrique Farias (primeiro, da dir. p/ a esq.) como o Ringo de "Top Model" - entrada e saída do banheiro do adolescente era respeitado pela família; da esq. p/ dir.: os atores Gabriela Duarte, Carol Machado, Nuno Leal Maia, Igor Lage e Marcelo Faria
Imagem: Divulgação/Memória Globo

Além de “Coração Alado”, outra novela a abordar a masturbação foi “Top Model”, exibida entre 1989 e 1990. Desta vez, acena foi com o personagem Ringo (Henrique Faria), adolescente que saía e entrava de banheiros como uma revista debaixo do braço. À certa altura, ele desenvolve uma paixão platônica por uma mulher mais velha, acentuando as indicações de masturbação.

“Curioso ainda que o tema musical do personagem era ‘Nêga Bom Bom’’, gravação de Os Cascavelletes. Tem uma letra engraçadinha que hoje seria censurada: ela repete várias vezes ‘punhetinha de verão’”, relembra o crítico e blogueiro de UOL TV & Famosos Nilson Xavier.

Mas, por que, hoje em dia, a masturbação parece ter desaparecido do ar?

“É um tema tabu. Essa seria a resposta mais óbvia. Existe a questão da utilidade: no que a masturbação serve para a narrativa (de uma novela ou série), já que o ato de se masturbar não gera complicações físicas ou psicológicas. Então, tratar masturbação em uma narrativa para quê? Só para discutir o tabu que é a masturbação? É uma possibilidade”, sugere Xavier.

"Coração Alado": os atores Tarcísio Meira e Vera Fischer. Além de masturbação, novela apresentou cenas de estupro, ainda mais chocantes para a época - Reprodução/Memória Globo - Reprodução/Memória Globo
"Coração Alado": os atores Tarcísio Meira e Vera Fischer. Além de masturbação, novela apresentou cenas de estupro, ainda mais chocantes para a época
Imagem: Reprodução/Memória Globo

O pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Lucas Martins Néia concorda que seria preciso de um contexto para que a cena não parecesse “apelativa”.

O estudioso também aponta que nossas novelas são uma mistura de debate de questões sociais -- como os direitos LGBTs, por exemplo -- com folhetins melodramáticos do século 19. Por esse motivo, é difícil existir um personagem que busque expressar a sexualidade -- para bem, e para o mal -- sem um par. “Se você reparar, todos vão seguir um padrão heteronormativo e sublinhar o amor romântico -- até casais homossexuais”, diz.

“A telenovela, para o bem e para o mal, reflete nossa a sociedade”, explica. “Ela revela justamente as nossas contradições morais, sociais, culturais... A questão do desejo – também o masculino, mas principalmente o feminino –, infelizmente, ainda soa como um tabu. Nesse contexto, fica ainda mais difícil pensar em uma cena de masturbação num produto que chega às mais diversas camadas da população”.