Topo

Festa de 15 anos: como escolher o vestido de debutante

Maísa em sua festa de 15 anos - Reprodução/ Instagram
Maísa em sua festa de 15 anos Imagem: Reprodução/ Instagram

Thais Varela

Colaboração com Universa

25/04/2018 04h00

Encontrar o vestido para uma festa importante é sempre um dos momentos mais difíceis, afinal, queremos tudo perfeito para o nosso grande dia. Para facilitar essa busca, e deixar energia de sobra para aproveitar toda a organização do evento sem estresse, conversamos com especialistas que deram conselhos certeiros para fazer dessa escolha muito mais fácil e divertida.

"A primeira coisa que eu pergunto para as meninas quando elas chegam no ateliê é se a festa será temática. A ideia não é que ela vá fantasiada do tema, mas é legal que tenha uma conexão entre os vestidos e o estilo da festa", diz a estilista Lethicia Bronstein. Além disso, outra coisa muito importante que deve ser decidida é quantos modelos a debutante vai querer usar durante a noite.

Veja também:

A consultora de imagem e estilo, Van Duarte, dá uma ótima dica para começar o planejamento: "Coloque no papel tudo o que você quer transmitir com o vestido, por exemplo, se quer se sentir moderna ou se quer parecer uma princesa. Depois de fazer essa lista, a ideia é começar a procurar referências. Eu sempre indico o site Pinterest, que é uma ótima ferramenta para isso".

Escolhendo o modelo

"Na hora de decidir o vestido, é preciso pensar que a festa vai durar a noite toda e que a menina deve se divertir sem preocupações. Por isso, uma roupa confortável, que seja fácil de dançar e tenha aberturas - como decote ou fenda - adequados para a idade dela é o ideal", completa Lethicia.   

Uma dica para quem tem o quadril largo e gostaria de disfarçá-lo é investir em vestidos que destaquem a parte de cima do corpo, levando assim o foco para essa região. Para isso, aposte em brilhos, bordados ou em um decote diferente. Já para quem tem pouco quadril e quer chamar atenção para a área, procure por modelos com saias volumosas ou com detalhes como babados e aplicações.

O decote V e a fenda são aliados para as baixinhas, pois deixam a pele à mostra ajudando a alongar a silhueta. Além disso, versões monocromáticas também dão a impressão de alongamento.

Alguns modelos podem ter detalhes que ajudam a disfarçar ou a chamar atenção para determinada área do corpo e a ideia é sempre ter em mente o equilíbrio entre a parte superior e a inferior do vestido. Mas, lembre-se: não existem regras para eleger o look da festa e a dica é procurar uma versão que combine com a sua personalidade e que a faça se sentir bem. 

O clássico

O vestido princesa é um dos modelos de debutante mais tradicionais e normalmente é usado para a hora da valsa. Com saia volumosa, cintura marcada e muito tule, o decote dele pode ser ombro a ombro, tomara que caia, coração ou até de alcinha.

Apesar de ser um clássico, nada impede que você faça algumas alterações para que a peça se adapte à sua necessidade. Um exemplo é fazer a saia volumosa removível para que o vestido se torne um modelo curto, que pode ser usado também na hora da balada.

Modernizando

"Para as aniversariantes que querem fugir do tradicional, versões como top cropped e saia longa e vestidos com o comprimento curto na parte da frente e longo atrás podem ser boas opções", explica a stylist Roberta Gasparini, que trabalha com famosas como Larissa Manoela e Nah Cardoso.  

Tendências para ficar de olho

As novidades de vestidos para debutantes não param de surgir e esse ano promete muito romantismo e leveza. "Direto do universo das noivas, uma das tendências do momento são peças com aplicação de renda bordada no tule, parecendo uma tatuagem na pele", diz Lethicia.

"Os modelos fluidos, feitos em tecidos leves e camadas com movimento, estão fazendo muito sucesso também para vestidos de 15 anos. Com a cintura marcada, ele tem um ar feminino e jovem, trazendo uma tendência que tem tudo a ver com debutante", completa Van Duarte.

Tecidos, tecidos e tecidos

"Um clássico para a valsa - e que é sempre um acerto - é o tule. Ele tem um movimento bonito e leve, além de estar na moda e poder ser usado em vários estilos diferentes. Já para uma festa mais balada, os tecidos com brilho ficam lindos", explica Lethicia Bronstein.

Cores da vez

Escolhida como a cor de 2018 pela Pantone, o tom Ultra Violet também irá influenciar na moda festa. Tonalidades em lilás estarão super em alta para este ano, além dos tons cor-de-rosa mais forte, como o goiaba, e as tonalidades próximas ao pastel (isso mesmo, o Rosa Millennial vai continuar!).

"Na hora da debutante escolher a cor do vestido, eu sempre aconselho a fugir do preto. Como ela é a estrela da festa, a ideia é que a roupa ajude a destacá-la e outras tonalidades são muito mais poderosas para isso. Eu indico bastante o dourado, o prata ou o nude com bordado para quem não quer apostar nas peças coloridas", diz Lethicia Bronstein.