Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor

Meninas colocam o Acre em destaque com BBB e 1º restaurante típico em SP

Arquivo pessoal
A chef acriana Amanda Vasconcelos e sua equipe Imagem: Arquivo pessoal

Marcela Paes

Da Universa, em São Paulo

21/04/2018 04h00

Enquanto Gleici Damasceno, 23, a acriana que ganhou o Big Brother Brasil 18, colocava seu estado natal na mira dos brasileiros com suas histórias dentro da "casa vigiada", uma conterrânea sua inaugurava, coincidentemente, o primeiro restaurante em São Paulo dedicado à gastronomia típica do estado.

Amanda Vasconcelos, 27, não sabia que na capital paulista teria tanta dificuldade para encontrar ingredientes das comidas que curtia em Rio Branco, a capital acriana. Sentia falta do tucupi, da pimenta de cheiro e do "baixaria", um prato típico consumido depois da baladas, como um café da manhã ao contrário com cuscuz de milho, vinagrete, ovo frito e carne moída.

A saudade das iguarias do Acre foi o que mudou radicalmente a vida da ex-estudante de arquitetura. Veio para São Paulo sem saber cozinhar e, saudosa, aprendeu a fazer os pratos de sua memória afetiva na marra. "Começou assim: eu fazia pra mim e depois para os amigos. E todo mundo elogiava."

Daí para a abertura em março do Tucupi, o seu restaurante no bairro da Vila Mariana, foi um pulo - de dois anos. "Eu vi que as pessoas tinham curiosidade de conhecer a comida no Norte. Ninguém vai para o Acre fazer turismo. O pessoal gosta de ir para o Rio, para o Nordeste. Por isso essa falta de conhecimento do que temos lá" diz a chef.

Amanda costuma lidar bem com a fama do Acre de ser "longínquo e pouco habitado". "Não me importo com as piadinhas do tipo 'se o Acre existe', porque isso gera curiosidade e interesse. Mas quando alguém me pergunta se lá só tem mato, eu acho de mau gosto."

A chef também atribui o sucesso do restaurante ao interesse recente pelo turismo em cidades da região Norte como Belém e Alter do Chão (PA). "Muito dessa vontade de conhecer esses lugares foi despertada pela gastronomia. Lá a gente não tem nem McDonald's. Isso valoriza os ingredientes regionais". 

Se depender da ganhadora do último BBB, a acriana Gleici, o sucesso do restaurante de Amanda está garantido. "A Gleici já tem quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais e falou que o prato preferido dela é o baixaria, um dos carros-chefe do meu restaurante", brinca Amanda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Pausa

Topo