Topo

Base para rosto: tudo o que você precisa saber para uma pele perfeita

Base para o rosto - Christian Parente/UOL
Base para o rosto Imagem: Christian Parente/UOL

Geiza Martins

Colaboração para Universa

17/04/2018 04h00

É preciso treino e paciência para aprender a usar a base, item indispensável do nécessaire. Mas, acima de tudo, temos de conhecer o básico: como escolher, comprar, passar e usar. Quem nos ensina os detalhes dessa "arte" é a maquiadora Andreia Oliveira, do MG Hair Design, de São Paulo.

Não pire na prateleira

Há diversos tipos de base. Antes de desistir e pegar qualquer uma, saiba que cada uma tem características específicas que podem fazer toda a diferença.

Líquida: indicada para peles normal e seca, é ideal para quem busca cobertura leve, mas não cobre manchas ou outras marcas da cútis. Quem tem pele madura pode buscar aquelas com efeito lifting.

Cremosa: esconde manchas pois sua cobertura é mais espessa, é contraindicada para peles oleosas.

Bastão ou stick: com acabamento mais pesado, tem cobertura eficiente, mas a aplicação mais complexa, pois necessita ser diluída em óleo ou água termal.

Compacta em pó: indicada para todas, mas principalmente para peles oleosoas. A textura é mais grossa e a cobertura pode ser leve ou média.

Mineral: livre de produtos químicos, é perfeita para quem tem alergia e oferece efeito natural.

Mousse: simples de aplicar, tem uma cobertura bacana. Quem tem pele oleosa deve buscar a mousse efeito pó.

Veja também

A cor ideal

Segundo Andreia, para escolher a base ideal, o mais importante é se atentar ao tom e subtom de cada pele, como fundos rosados ou amarelados. "As orientais por exemplo, na maioria dos casos, têm pele clara com fundo amarelado, por isso muita gente tem dificuldade para acertar o tom", explica.

Experimentar o produto no rosto é fundamental. Não vale testar nas mãos, pois os tons podem ser diferentes. A maquiadora aconselha fazer o teste acima da linha do maxilar. Ela explica que em alguns casos, para se conseguir a cor ideal, é necessário fazer uma mistura de tons. Portanto, tenha paciência na hora de comprar.

Outra dica é não comprar logo após aplicar a base. "Fique atento à oxidação das bases, pois podem sofrer alguma alteração. Faça o teste e aguarde uns 15 minutos, se possível verifique na luz de outro ambiente além da loja, pois também pode dar diferença", ensina.

Simplificar sai caro?

Muitas empresas de cosméticos oferecem bases de cor única, que prometem se adaptar a todos os tipos de pele. Mas não funciona tão bem assim. Algumas vezes entrar nesse barco pode ser uma furada. "Peles muito brancas, avermelhadas, ou negras mais acinzentadas são mais difíceis para se adaptarem a esses produtos", afirma Andreia.

Também tenha cuidado ao gastar seu dinheiro nas lojas online. Compras na internet só valem se você já se adaptou a alguma marca. "Adquirir bases por indicação de amigas, ou porque viu blogueiras usando pode dar errado, pois cada pele responde de uma maneira, ou precisa de um tipo de cobertura", comenta. Ou seja, em ambos os casos, para fazer a compra certa, continue levando em conta a necessidade do teste.

Na hora de aplicar 

Depois da escolha perfeita, que talvez seja a parte mais difícil, vem a hora da aplicação. E há alguns segredinhos. O mais importante é o cuidado com a pele antes de começar o make, que pode garantir uma cobertura uniforme, mais viço e durabilidade. "A pele deve estar limpa e hidratada. Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação, então escolha o hidratante ideal para seu tipo de pele", ensina a maquiadora. Vale investir no primer, que é um produto desenvolvido especificamente para esse momento.

Para garantir uma melhor cobertura, Andreia indica usar pincéis específicos, como o duo fiber e o kabuki. As esponjinhas também são ótimas opções. Para usá-las, umedeça antes, depois, aplique dando batidinhas para o produto aderir a pele e depois faça movimentos circulares para esfumar, deixando a cobertura mais leve e sem marcas. "Se for aplicar com os dedos, tenha muito cuidado para não ficar marcado", comenta.

Outro segredo é aplicar em pequenas quantidades e espalhar muito bem para não ficar marcada. "Vá fazendo camadas finas até atingir a cobertura desejada". Por fim, preste atenção às extremidades, como raiz dos cabelos, orelhas e pescoço.