Topo

Respeita os mano!

Bruno Gagliasso com tênis de salto ao lado da esposa, a apresentadora Giovanna Ewbank - Anderson Borde/Ag.News
Bruno Gagliasso com tênis de salto ao lado da esposa, a apresentadora Giovanna Ewbank Imagem: Anderson Borde/Ag.News

Talyta Vespa

Colaboração para Universa

14/04/2018 04h00

Metrossexual. A palavra caiu em desuso, mas a quantidade de homens preocupados com a vaidade só aumenta. Os machos modernos mudam o penteado, raspam os pelos do pênis, usam salto alto e também corretivo. E daí? Deixa os mano!

Salto alto é coisa de menina?

Não.

Bruno Gagliasso já assumiu o salto alto. “Todo mundo sabe disso, dou várias dicas para quem vem perguntar”, contou o ator para o canal do YouTube de sua mulher, Giovanna Ewbank. O global usa tênis com solado bastante grosso, assim como palmilhas que se encaixam dentro do sapato.

Veja também

Ele inspirou outros homens a galgarem os centímetros a mais que os saltos dão. Rodrigo, de 20 anos, é um deles. O estudante, que mede 1,60m, sempre teve vontade de ser mais alto. “Quando era criança, usava os sapatos de salto da minha mãe”, conta. Em 2016, tomou coragem e comprou seu primeiro coturno com salto. “Para a chuva, é ótimo”, disse.

Elegância. Uma palavra simples descreve a primeira sensação de Rodrigo ao vestir os novos sapatos, que já o acompanharam à faculdade no dia seguinte. Os olhares de estranhamento não o intimidaram. “Era impossível não chamar atenção, principalmente pelo barulho. Eu sentia que todos estavam olhando para mim, mas eu estava feliz e decidi que não me importaria com a opinião alheia”, conta. 

Segundo o estudante, a associação do salto à feminilidade é uma bobeira ultrapassada. “Entendo que esteja enraizado no pensamento social, mas é hora de mudar isso. Todos temos direito de nos sentirmos elegantes. Meus pais nunca se incomodaram". 

Para a jornalista e consultora de moda, Glória Kalil, a altura sempre esteve relacionada a padrão de beleza, principalmente aos homens. "Não tem nada de errado em querer usar salto e ser homem. Optar por tênis altos e coturnos, inclusive os femininos, é moderno e estiloso. "Os tênis, hoje em dia, já têm um solado bastante alto. Os artistas já usam. E as tendências vêm e vão, né? Até o século XVIII, praticamente todos os homens usavam salto".

‘O que atrapalha o orgasmo feminino é um pentelho grudado na garganta’

Pelos. Menos polêmicos que mamilos, mas, ainda assim, polêmicos. A depilação é uma realidade há tempos para a maior parte das mulheres – as que se sentem à vontade assim. Contudo, de dez anos para cá, as peles lisas passaram a ser interessantes, inclusive, para os homens. O americano Chris Evans é um dos fãs da depilação e, inclusive, já apareceu de peito lisinho em diversas cenas da telona.

Chris Evans em cena de "Capitão América" - Reprodução - Reprodução
Chris Evans em cena de "Capitão América"
Imagem: Reprodução

Na vida dos meros mortais, o engenheiro Eduardo Coen, 34, aderiu à cera quente e tira os pelos até de lá onde o sol não bate. “Faz quatro anos que depilo peito, costas e testículos. Comecei em 2014, quando a minha então namorada cogitou que sexo poderia melhorar sem pelos lá embaixo. Quis pagar para ver e raspei com uma lâmina de barbear. Percebi que melhora e muito – e não só no sexo. Dias quentes ficam mais confortáveis, tenho suado menos”, contou.

A namorada de Eduardo viciou na maciez e sugeriu que ele trocasse a lâmina por cera. O roll on foi introduzido na vida do engenheiro, que sofreu bastante no começo. “Usava nas costas e comecei a desenvolver uma alergia chata. Nos testículos, continuava optando pela cera. Não dói, é bem tranquilo”, garante Eduardo. 

A sexóloga e youtuber Cátia Damasceno acha que a dor nos “países baixos” é bem maior para os homens. “Homem para depilar o saco com cera tem que ter colhão, afinal, ele é bem mais sensível que a região da vulva. Ainda são pouquíssimos os homens que optam por isso”, explica. 

Segundo Cátia, a melhoria no sexo quando o homem depila ou, pelo menos apara, os pelos pubianos é nítida. “Eu costumo dizer que o que prejudica o orgasmo feminino são os pentelhos grudados na garganta”, brinca. 

“Você usa maquiagem e é hétero?”

Johny Depp - Getty Images - Getty Images
O ator Johny Depp é adepto da maquiagem
Imagem: Getty Images
 

Henrique, de 20 anos, e estudante de Rádio, TV e Internet, não larga a base e o corretivo. A pele, que é cheia de acne, agradece pelo cuidado com cosméticos antioleosidade, que são também maquiagem. “Sempre cuidei da minha pele com os produtos da minha mãe. Quando comecei a aplicar base no rosto, foi ela quem me emprestou o produto”, conta.

A rotina de maquiagem acontece todos os dias. Ele acorda, toma banho, escova os dentes e vai para a frente do espelho. Pó, base e o “corretivo que roubou da namorada”. A maquiagem é indispensável para Henrique, principalmente quando ele vai sair para algum compromisso.

Heterossexual, Henrique nunca se importou com a ideia de que maquiagem não tem a ver com homem. “É só mais um acessório. A gente também quer parecer mais bonito, com a pele mais atraente. Nenhuma garota com quem já fiquei se incomodou com isso, nunca fui reprimido por colegas de trabalho ou chefes", diz.

A base e o pó já fizeram parte de aparições de grandes artistas internacionais, como o ator Johnny Depp e Steven Tyler, vocalista do Aerosmith. Henrique é só mais um. “Muitos homens casados já saíram de maquiagem. Não tem nada a ver com sexualidade, mas com vaidade”. 

A cena emo foi motivadora para Rafael, de 28 anos - Facebook/Reprodução - Facebook/Reprodução
A cena emo foi motivadora para Rafael, de 28 anos
Imagem: Facebook/Reprodução
“Pinto o cabelo desde os 16 anos. Não gostava da cor natural”

A cena emo foi motivadora para Rafael, 28. Foi com o início dela que o consultor de modern apps tomou coragem e tingiu os cabelos pela primeira vez. A cor escolhida? Roxo, bem basiquinho. "Eu nunca gostei da cor original do meu cabelo, que é um loiro escuro. Com o movimento emo, descobri que pintar os cabelos era algo que me fazia sentir bem. Pintei de roxo e, desde então, só voltei a ter os cabelos da cor natural neste ano", contou.

A cor preferida do consultor foi o preto por muitos anos. A tintura acontecia mensalmente, junto com as escovas progressivas e hidratações. Pomadas e cera completavam o visual de Rafael. "Isso nunca foi um problema na hora de falar com a mulherada ou me relacionar. Sempre fui mais vaidoso que minhas namoradas".

O técnico capilar da Elisafer cosméticos, Marco Hencks diz que a tintura de cabelo masculina para além do acaju é uma tendência cada vez maior. "O acaju era usado para que a coloração parecesse mais discreta. Os homens queriam esconder os brancos, mas não podiam aparecer de uma hora para outra no trabalho com o cabelo colorido", explicou o cabeleireiro. "A ideia de que homem que tinge o cabelo é gay era muito real e esse conceito começou a mudar não faz nem dez anos. Além do acaju, o castanho escuro era outra preferência dos homens. Hoje, tudo mudou".

Segundo Marco, as cores preferidas dos homens também mudaram. Além do clássico castanho escuro, o loiro escuro também é bastante procurado. "O grisalho está na moda, também, e há tonalizantes que o intensificam. O grafitti e o prata são os que criam melhores resultados nos fios".

O cabeleireiro explica que, além da tintura, outra tendência que tem feito sucesso é a careca. "Homem careca é sexy e essa ideia está sendo cada vez mais bem aceita pelas mulheres e pelos próprios homens", garante. À careca, Rafael não está a fim de dar uma chance. Por enquanto.

Danilo, 23 anos, gosta de manter as sobrancelhas em ordem - Facebook/Reprodução - Facebook/Reprodução
Danilo, 23 anos, gosta de manter as sobrancelhas em ordem
Imagem: Facebook/Reprodução
Sobrancelha desenhada: não gosta? Problema seu

Super responsável pela expressão facial, o estilo das sobrancelhas muda com frequência. O mais louco das tendências é que, quanto mais as mulheres optam por sobrancelhas grossas, mais os homens se importam em desenhar os pelos.

Danilo, 23, gosta de manter as sobrancelhas em ordem. "Tiro uma vez por mês, para limpar. A minha é bem grossa e gosto dela assim. Tiro o que cresce no meio das duas, e os maiores, que nascem embaixo delas", explica o químico.

O trabalho de marcar horário com a profissional fica por conta da mãe, que nunca questionou o filho pela vaidade. "Vou com ela na depiladora uma vez por mês. Não me importo se tirarem sarro. Eu gosto assim e é isso que importa". 

Eles gostam e é isso que importa.