Topo

5 coisas para todo ciumento desaprender e ser mais feliz

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

13/04/2018 04h00

O ciúme fora de medida pode ser a erva daninha de um relacionamento. Então que tal deixar esse sentimento de lado e curtir mais a relação a dois? A seguir, veja cinco mitos que os ciumentos tratam como verdade, mas que não passam de empecilhos para ter uma vida mais leve e feliz. 

Leia também:

Mito 1: ausência de ciúme é desamor

Se você é daqueles ciumentos que justificam o descontrole pelo grande amor que sentem pelo par, pode ir parando por aí. Ausência de ciúme não significa falta de amor. Ciúme tem a ver com insegurança. Quando o vínculo estabelecido entre o casal envolve parceria e lealdade, não há razão para o ciúme exacerbado estar presente. Confie na pessoa que está com você. 

Mito 2: Ter o controle faz parte de uma relação saudável

Se o ciúme faz você stalkear o parceiro, pare e pense. É preciso controlar o medo de se tornar alvo de uma traição, e não controlar a outra pessoa. Aliás, a vigilância do ciumento não adianta de nada. Se uma pessoa se interessa por alguém, certamente não será sua vigilância que o impedirá de viver um caso. Além disso, toda essa preocupação não demonstra amor e cuidado pelo outro e, sim, com o seu próprio orgulho --e isso desgasta a relação.

Mito 3: Ciúme faz parte e esquenta da relação a dois

O ciúme considerado saudável não destrói relacionamentos e, portanto, é bem diferente da necessidade doentia de controle. O que relações a dois precisam é de atenção. As demonstrações de carinho e preocupação no dia a dia são muito importantes para cultivar uma relação. Ciúme sem fundamento não traz nada de bom para o casal. 

Mito 4: Amor verdadeiro precisa de provas 

Testar os sentimentos alheios só pode acabar em duas coisas: cansaço e afastamento de quem você ama. Além disso, demonstrações de controle e ciúme a todo momento são prova de baixa autoestima. Tudo isso pode fazer você criar uma competição que só existe no plano imaginário e desgastar ainda mais a relação. Por isso, que tal usar toda essa energia para mostrar as suas qualidades e aproveitar o seu relacionamento? 

Mito 5: Onde há fumaça há fogo

Nem sempre. Já dizia o ditado: mente vazia, oficina do diabo! Cuidado para não dar asas à imaginação e começar a acreditar nos pensamentos negativos que surgem na sua cabeça. Aprenda a controlar essas fantasias. Quando sentimos ciúme, é importante avaliar se há fundamento. O sentimento foi gerado por alguma atitude do par ou é uma impressão sua?