Relacionamentos

Sogra e nora: saiba como você e seu par podem agir para melhorar a relação

Getty Images
Imagem: Getty Images

Geiza Martins

em colaboração para a Universa

08/04/2018 04h00

Seu relacionamento vai bem, obrigada, mas você estremece toda vez que escuta seu marido ou namorado falar em almoçar na casa da mãe dele? Na verdade, você preferia mesmo era estar em uma sala de depilação do que passar um tempo ao lado da sua sogra? Pois é, a velha rixa entre nora e sogra ainda assombra muita gente. E nisso, há três culpados: a nora, a sogra e o filho. Mas, sim, é possível manter uma relação pacífica e positiva.

O homem é parte da salgada equação que leva a brigas entre nora e sogra, embora muito deles tente tirar o corpo fora, causando mais estresse ainda. É por ciúmes dele que sua sogra pega tanto no seu pé, mesmo que ela negue. Segundo a professora de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa, Márcia Stanzione, as mães alimentam o elo simbiótico, querem tratar seus filhos como eterna cria, é um sentimento de posse mesmo. Não é à toa que a namorada dele vira um estorvo.

"A sogra se sente ameaçada e receosa de perder o amor do filho para outra mulher. Mas isso não é real, porque são sentimentos totalmente diferentes", esclarece.

Veja também:

Outro motivo para essa implicância sogra versus nora é a reprodução de padrões de comportamento que já estão enraizados em nossa cultura. "Nós, seres humanos, por sermos seres sociais tendemos a repetir padrões. Assim, vamos acreditando que é uma verdade absoluta, sem nenhum tipo de reflexão e quebra de paradigma", comenta. 

Aqui vale a reflexão, você realmente tem problemas com o comportamento dela ou está apenas seguindo o padrão de não gostar de sua sogra ou nora?

Provas científicas

Um estudo feito pelo site inglês Netmums revelou que uma em cada quatro mulheres não se dá bem com a sogra. Um quarto delas as descreveram como "controladora, intrometida e megera", 2 mil mulheres falaram que a sogra critica suas habilidades maternas na frente do parceiro e dos filhos; e um terço afirmou que as sogras as fazem sentir não merecedora de seus parceiros.

De acordo com uma pesquisa realizada pela psicóloga Terri Apter, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, 60% das noras têm problemas com as sogras. Os cuidados com as crianças e o trabalho doméstico estão entre as principais fontes de discórdia.

Limites e respeito

Existem vários tipos de sogra. Para começar a melhorar as coisas entre vocês duas, a solução é muito simples, mas trabalhosa: é preciso estabelecer limites sem mágoas. "O relacionamento ideal tem que ser respeitoso. Existem muitas noras que querem disputar com as suas sogras o lugar de soberania. Em uma relação amorosa, não deve existir essa pretensão de nenhuma parte", comenta a psicóloga.

A mudança de atitude pode partir de você. Quando um não quer, dois não brigam. E ninguém está pedindo para você conquistar sua sogra ou nora, fingindo ser outra pessoa, seja você mesma e tenha paciência.

"Até porque com o tempo, as máscaras caem. Os disfarces são vulneráveis e nos deixam desprotegidos", avisa. A boa notícia é que dá para melhorar essa relação, a ponta de mudá-la totalmente.

O papel dele

O seu marido ou namorado deve te ajudar a chegar lá. Primeiro, é importante que ele entenda e reconheça que o relacionamento entre sua mãe e sua parceira está estremecido e que isso gera angústia nas duas partes. Também é necessário que ele saia da posição de objeto de disputa e se posicione. 

Ao mesmo tempo, ele precisa impor os limites dele a sua mãe com relação aos cuidados da casa e à educação dos filhos, porém, deve demonstrar que o amor que sente por ela está seguro e que ela sempre terá voz (para dar sugestões) e vez em sua vida, que um amor não anula o outro. Mas é preciso deixar claro que é com a esposa que ele vai bater o martelo e encontrar soluções para os problemas de sua família.

Para a parceira, ele também deve deixar claro que sua mãe teve papel importante em sua criação e que ele a quer em sua vida, inclusive dando conselhos sobre a casa e filhos. "Com diálogo e paciência, ele deve mostrar ambas as partes que existem mais ganhos do que perdas quando existe harmonia", aponta.

Só você e ela

Que tal tirar algum tempo exclusivo para vocês duas e criar um laço mais forte? Convide sua sogra para fazer passeios, descubra seus gostos, mostre seus programas favoritos a ela. Sem o filho/parceiro no meio, você duas terão mais tempo para baixar a guarda e se conhecerem melhor. Vocês podem desenvolver uma grande amizade ou apenas passar a conviver com mais harmonia. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Da Universa
Blog Luciana Bugni
Blog da Regina
Blog Deu Match
Blog da Regina
Blog Luciana Bugni
Da Universa
Da Universa
AFP
Blog da Regina
Blog Deu Match
Da Universa
Da Universa
Blog Deu Match
Blog Luciana Bugni
ANSA
Blog Deu Match
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Luciana Bugni
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Blog Deu Match
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
Blog Deu Match
Blog da Regina
Blog Luciana Bugni
Blog da Regina
EFE
Blog Luciana Bugni
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Topo