Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Geração Glamour: um giro pela festa que premiou as mulheres de 2017

Bárbara Tavares

Da Universa, em São Paulo

05/04/2018 17h54

“Quem aqui já veio num Geração Glamour?”, pergunta Daniela Falcão, diretora das Edições Globo Condé Nast, publisher da revista que dá nome ao prêmio. “Poucas. Isso é bom”, diz ela, ao ver que apenas uma pequena parte da plateia levanta a mão. “Mostra que renovamos”. O prêmio, que está em sua quarta edição, coroa nomes como o das atrizes Giovanna Ewbank e Tata Werneck.

Muito comparado ao Baile da Vogue, gala promovido pela revista-irmã (mais velha) da “Glamour”, o “Geração” tem lá suas particularidades. Pompa, circunstância, festa, bons drinks e tapete vermelho: check. Mas o prêmio carrega um propósito maior que o de uma folia carnavalesca: prestigiar mulheres.

Leia mais

De uma maneira positiva, os convidados destoam um dos outros. Todo e qualquer look traz informação de moda. Terninhos em cores vibrantes, lingeries aparentes e tênis descolados são apostas da noite. Garçons que mais parecem ter saído de um catálogo de agência de modelos circulam e enchem as tacinhas dos presentes.

As muitas risadas ficam por conta das anfitriãs e apresentadoras do evento, Ingrid Guimarães e Tata Werneck, donas de uma deliciosa inteligência aplicada à gaiatice. Entre piadas de roteiro e improvisos, Ingrid conta uma história sobre os bastidores do filme “Loucas para Casar”, que ela estrelou ao lado de Tata e de Marcio Garcia, em 2014: 

“Ela (Tata) chegou pra mim e falou: ‘amiga, eu tô só de LIB (adesivo para proteger os seios). Como que eu vou gravar com o Marcio Garcia?’. Aí eu falei ‘ih, fica tranquila. Ele tá te olhando como se você fosse o Tiririca'."

Tata, bien sûr, é a grande premiada da noite: ela fatura o título de Mulher Bacana. 

Marielle, presente

A vereadora Marielle Franco é lembrada mais de uma vez durante a premiação. A pergunta "Quantos mais vão precisar morrer?", estampa os cartazes levantados pelas mulheres da Revista AzMina, que levam o troféu na categoria Agitadoras Online. MC Soffia e a paulistana Tabata Amaral de Pontes, bolsista que se formou no curso de Governo e Astrofísica de Harvard, também citam a vereadora em suas falas. "Quero falar por uma mulher incrível que não pode estar aqui hoje", diz Tabata. 

Muitos dos pares de apresentadores e premiados parecem ser o casamento perfeito. Bruna Linzmeyer, que surge com um look "acordei e saí de casa assim", perde o fôlego e o texto quando orgulhosamente chama a amiga Carol Duarte ao palco, vencedora da categoria Atriz Revelação. “De  fancha pra fancha, esse prêmio é seu”, diz.

“O que é fancha?”, pergunta Tata. “É sapatão”, responde Carol, que interpretou o transexual Ivan em “A Força do Querer”. “Isso é um reflexo da nossa geração de mulheres, que luta muito”, diz ela, sobre o prêmio. Sim, elas são gays.

Depois da 1h30 da manhã, quando todos os prêmios foram anunciados, parte das celebs segue para o terceiro ato do show, quando Pathy de Jesus assume as pick-ups. A pista de dança da Casa Charlô, no Itaim Bibi, é de madrepérola, cenário perfeito para Fê Paes Leme, Thaila Ayala e IZA gastarem a sola de seus dancing shoes.