Será que estou grávida? Conheça os sintomas mais comuns de gravidez

A cena é de novela, basta a mocinha sentar à mesa para o café da manhã e bate aquele enjoo. Não dá outra, o público já sabe: a personagem está grávida. No entanto, há um motivo para os autores de folhetins usarem esse "clichê". Isso acontece na vida real mesmo.

A menstruação atrasada é um sintoma comum da gravidez. Mas, junto dele (e antes também), o corpo dá muitas outras dicas de que há um bebê a caminho: enjoos e vômitos, seios inchados e/ou doloridos, irritação, cansaço, sono em excesso e tonturas são apenas alguns deles.

A culpa é do BHCG (beta HCG), que é o hormônio da gravidez.

O hábito alimentar também pode mudar, seja no aumento ou redução do apetite, mudança no desejo e horário da alimentação.

Pode haver também preferência por alimentos diferentes, mudanças de paladar e até olfato.

Coisa de pele

Costuma aparecer uma linha vertical na barriga. É a chamada de "linea nigra" ou linha negra, resultado da alteração hormonal e da melanina. Essa região possui mais melanócitos, as células que produzem a melanina que dá cor a nossa pele, e os melanócitos são estimulados durante a gravidez pelo aumento de uma série de hormônios.

Oscilação de humor

Irritabilidade, tensão, choro fácil e instabilidade emocional são sintomas bem fortes na primeira fase da gravidez.

Continua após a publicidade

Mais sinais

Além da linha negra, outros hormônios, como o estradiol e a progesterona, ficam em taxas mais elevadas e, por isso, escurecem algumas partes do corpo. Dentre elas estão as aréolas (bicos do seio) e a genitália —sintomas que ficam mais fortes com o andar da gestação.

Mais uma dica: as veias das mamas, barriga e pernas ficam mais aparentes.

O fluxo e a quantidade de sangue aumentam como em uma resposta para alimentar o bebê que cresce no útero.

E são os hormônios (eles de novo!) que fazem com os vasos fiquem mais flexíveis para a passagem do sangue. O edema (inchaço) e a distensão da pele contribuem para que os vasos fiquem mais evidentes.

Em algumas mulheres, há também aumento de oleosidade na pele e até algumas espinhas.

Continua após a publicidade

Atrasou

Que mulher não ficou cismada ao perceber que a menstruação demorou para descer? Esse é o sinal mais famoso e costumeiro de gravidez.

Na verdade, é o atraso menstrual que causa sintomas pré-menstruais, como inchaço, dor ou aumento das mamas, irritabilidade, labilidade emocional, tensão, cansaço, sonolência e acne.

Nesses casos, se pode considerar que há gravidez desde o primeiro dia de atraso da menstruação e o teste para detectar o hormônio BHCG já pode ser positivo. Ele pode ser diagnosticado por exames de urina ou sangue.

O que fazer

Sentiu qualquer um desses indícios? Vale correr atrás de um teste de gravidez. Se optar por um teste na farmácia e der positivo, a mulher deve procurar um médico para fazer um exame de sangue, que é mais completo.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que cada organismo é único e que algumas mulheres não apresentam nenhum sintoma de gestação. Há casos de mulheres que continuam "menstruando" no início da gravidez.

O motivo pode estar relacionado à acomodação do saco gestacional, que irá abrigar o embrião. Ao se implantar na parede do útero, algum vaso sanguíneo pode se romper, causando um pequeno sangramento. Por acontecer no início da gestação, é comumente confundido com a menstruação.

Depois de confirmada a gestação, qualquer sangramento merece ser investigado pelo seu médico.

Fonte: Alfonso Massaguer, ginecologista e especialista em reprodução humana da Clínica Mãe

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes