Sexo

Ménage à trois: 8 perguntas para se fazer antes de experimentar sexo à três

Getty Images
Tire suas dúvidas antes de encarar esta experiência Imagem: Getty Images

Geiza Martins

Colaboração para Universa

31/03/2018 08h00

Mesmo se você não tem familiaridade com o francês, já deve ter ouvido falar no tal "ménage à trois", uma expressão que se refere à prática de dividir a cama a três e que é fantasia sexual de muita gente. 

Se este é o seu caso, é preciso levar em consideração em primeiro lugar que, para transformar o desejo em experiência, é preciso muito mais do que uma terceira pessoa. Diálogo, por exemplo, é um requisito indispensável.

Veja também

1. A hora certa?

Há quem acredite que é necessário esperar a chegada do "momento ideal” no relacionamento para introduzir um novo parceiro. Para a sexóloga Luísa Miranda, não existe uma fase perfeita para essa decisão. No entanto, é muito importante que o relacionamento esteja muito bem estabelecido. “Deve existir respeito pelo que o outro sente, além de cumplicidade e leveza”, explica.

Segundo Luísa, ideal é o momento em que há autenticidade e parceria, além de tranquilidade caso alguém queira desistir.

2. O "não"

Pretende encarar essa experiência para agradar o parceiro? Então é melhor desistir antes que saia machucada, principalmente se o sexo a três for uma prática que entra em conflito com seus valores pessoais.

"[A transa] pode ser um tiro no pé, pois o que seria um momento prazeroso e de descobertas acaba se tornando um problema ainda maior”, avisa Luísa. Caso você seja a pessoa mais interessada no ménage, tente descobrir o que seu parceiro ou parceira realmente pensa sobre o assunto. Há muito mais por trás de um simples "tudo bem, vamos lá".

3. O terceiro elemento

Vocês já conversaram, estão bem e explodindo de desejo? Então, partiu trio!

Mas quem escolher? De que gênero? "Essa escolha depende muito de quão flexíveis são as pessoas envolvidas e até onde querem se permitir", acredita a terapeuta.

Todas as combinações são possíveis: três mulheres, três homens, dois homens e uma mulher, duas mulheres e um homem e por aí vai. 

"[Duas mulheres e um homem] é mais comum por causa de tabus relacionados ao gênero masculino, que não sente que pode experimentar o prazer com pessoas do mesmo sexo", diz Luísa, que esclarece que muitos homens temem ser considerados gays caso participem de um ménage com outro parceiro. Uma crença que ela afirma, aliás, ser infundada.

De qualquer forma, é aconselhável que o casal converse para estabelecer limites dentro dos quais todos possam aproveitar este momento sem travas e preconceitos.

4. Amigo ou desconhecido?

Outra dúvida muito comum diz respeito ao grau de proximidade com o terceiro elemento desta equação. Quem chamar para o sexo — uma pessoa fora do seu círculo de contatos ou alguém já conhecido? Para a sexóloga, desde que haja consentimento e diálogo entre os envolvidos, as duas opções são viáveis.

"Pode ser com alguém conhecido ou não, mas para ambas as escolhas existem prós e contras. O ideal é pesar a decisão e sempre fazer sexo seguro", pondera Luísa.

Já a psicóloga especialista em sexualidade humana Mariana Farinas chama a atenção para o fator insegurança. "A pessoa pode considerar-se muito segura, mas, no momento, achar que o parceiro está mais satisfeito com algum aspecto da terceira pessoa", comenta.

E essa situação pode se tornar ainda mais delicada se a terceira pessoa for uma amiga do casal ou de um dos parceiros. "Ter ciúmes de um desconhecido é uma coisa, de um amigo é outra".

5. As regras

Mariana aconselha a esclarecer de antemão aquilo que é importante para cada um. "Isso pode tanto dar mais segurança afetiva aos parceiros, além de deixá-los mais à vontade". Portanto, deixe claro quais são seus desejos, fantasias, receios e o que é ou não aceitável para você.

"Se um dos parceiros tem receio de que possa sentir ciúmes com beijo na boca, por exemplo, é melhor que o outro saiba, afinal o que é combinado não sai caro". O mesmo vale para sexo oral, anal...

6. Só uma aventura?

Quase ninguém pensa em como será o relacionamento após o ménage. No geral, imagina-se que será uma boa experiência sexual – ou até a transa da sua vida. E a verdade é que o futuro é imprevisível. "Alguns casais têm boas experiências, outros têm experienciais catastróficas, com a vivência resultando em mágoas que podem levar a relação ao fim", comenta Mariana.

Dos casais com boas histórias de transas a três, alguns podem desdobrar a aventura em uma atividade frequente em sua vida sexual, ou seja, vira hábito. Há aqueles que podem repetir ocasionalmente e existem ainda casais que vão guardar carinhosamente a transa na memória da relação. "Não há regra, tudo depende dos desejos e estilo de vida do casal".

7. Você é o convidado

Caso você seja o terceiro elemento do ménage, você não precisa se preocupar com insegurança ou ciúme. Mas há outros pontos em que precisa se atentar. O conselho de Mariana é conhecer o casal antes para saber onde está pisando. Isso porque a vida sexual de um casal geralmente não é um livro aberto.

"Um encontro prévio pode servir tanto para começar um entrosamento entre os três, caso se gostem, como para escapar de uma possível fria".

8. Desejos e desejos

Você não precisa estar em um relacionamento para o ménage acontecer. "Se fala muito de um casal que ativamente busca um ménage, mas o sexo a três pode acontecer espontaneamente entre três pessoas que podem ser amigas ou colegas". Sim, sexo entre amigos vale! Basta estar aberto para isso.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Da Universa
Blog da Regina
Blog Deu Match
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Da Universa
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Mayumi Sato
Da Universa
Blog Deu Match
Blog da Regina
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Blog Deu Match
Mayumi Sato
Blog da Regina
Blog Deu Match
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
BBC
Blog da Regina
Da Universa
Da Universa
Blog Deu Match
Da Universa
Blog Deu Match
Blog da Regina
Da Universa
BBC
Blog da Regina
Blog da Regina
Da Universa
Mayumi Sato
Blog Deu Match
Topo