menu
Topo

Moda

Aprenda como montar um guarda-roupa esportivo para se exercitar melhor

Reprodução/Instagram
Gabriela Pugliesi Imagem: Reprodução/Instagram

Thais Varela

Colaboração para a Universa

24/03/2018 04h00

Peças lindas ajudam a dar aquele ânimo na hora de se preparar para fazer exercícios físicos, mas beleza não pode ser o único critério ao escolher roupas esportivas. Para te ajudar a decidir quais modelos e acessórios valem a pena ter no armário esportivo, conversamos com três especialistas que deram conselhos certeiros para deixar o exercício muito mais confortável.

Na hora de comprar...

Top

Conforto e segurança são as palavras da vez quando pensamos no top. "Antes de escolher um modelo, é preciso levar em consideração dois pontos: qual atividade física será feita, porque isso influencia no impacto, e qual o tamanho adequado da peça", explica Anna Palhares, especialista em produtos da Nike.

Para um treino de alto impacto, como corrida ou crossfit, opte por modelos que deem maior sustentação --versões com alça nadador e pouco decote são boas escolhas. Ao praticar esportes de baixo impacto, como yoga ou pilates, peças com alças finas ou bodies já dão suporte suficiente.

Leia mais

Blusa

Não importa se você prefere regata ou manga curta, a dica na hora de escolher uma blusa para malhar é procurar por materiais com tecnologias que aumentem o rendimento durante a prática esportiva. "Busque por tecidos dri-fit (de poliamida ou poliéster), que ajudam na rápida evaporação do suor, mantendo a atleta seca. Peças em algodão devem ser evitadas já que ele tem alto poder de absorção, deixando a roupa encharcada e causando uma sensação de desconforto", diz Adriana Franco, coordenadora técnica do Studio Soulbox.

Legging

Material de qualidade é essencial para as calças, afinal ninguém quer perceber que a legging é transparente e está mostrando toda a calcinha ao fazer um agachamento. Além disso, hoje os tecidos tecnológicos também estão presentes nas calças e auxiliam no aumento da performance durante a prática. "Geralmente os modelos para treinos intensos têm cós mais alto, o que ajuda a manter a postura e evita que a peça fique caindo. Versões para corrida tendem a ser mais ventiladas e também possuem pontos refletivos (sinalizadores importantes para a segurança de quem corre na rua)", diz Anna Palhares.

Shorts

Prezar pelo conforto também é a maior dica na hora de escolher o modelo de shorts. Para exercícios comuns na musculação, como leg press e agachamento, as versões mais larguinhas podem ser incômodas por deixarem a calcinha à mostra dependendo da posição. Na corrida, shorts mais soltinhos com forro por baixo são o ideal, pois evitam o atrito entre as coxas durante o movimento. "Eu prefiro as peças mais compridas para atividades em que uso muito as pernas, como o spinning. A dica é sempre ficar o mais confortável possível durante o exercício", diz a influencer Bruna Cardoso.

Acessórios

Eles também são importantes para deixar a prática mais agradável. Invista em viseiras ou headbands para se proteger do sol e do suor ao se exercitar em ambientes abertos e opte por uma meia de compressão se estiver fazendo treinos de corrida para longas distâncias.

Para os dias frios

O casaco de tecido impermeável e com capuz é um dos melhores amigos dos atletas que treinam em ambientes abertos durante o inverno. Além dele, leggings com tecido antitérmico e blusa de manga longa mais fina, que funciona como uma segunda pele, auxiliam no controle da temperatura e deixam o exercício mais confortável para os dias frios. "O colete de nylon é uma peça coringa e muito estilosa. Prático, é possível ir com ele para a academia, tirar durante o exercício e depois colocar de volta para ficar aquecida na hora de ir embora", explica Bruna Cardoso.

Encontrando o tênis certo

Achar o calçado ideal para o esporte que você vai praticar é essencial para aumentar a performance e se exercitar com total segurança. "Cada tênis tem características diferentes indicadas para uma determinada modalidade. Então, escolha o modelo indicado pelos fabricantes. Para a prática do crossfit, por exemplo, modelos com estabilidade e tração são boas opções, já para exercícios de academia, flexibilidade, estabilidade e tração são desejados. Pensando na corrida, o amortecimento e a maciez são atributos necessários", explica Anna Palhares.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!