Moda

Conheça Miquela, modelo que bomba no Instagram, mas não existe na vida real

Divulgação
Miquela Sousa, a influenciadora virtual com mais de 776 mil fãs no Instagram Imagem: Divulgação

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

16/03/2018 04h00

Miquela Sousa é a mais nova sensação da moda no Instagram. Em seu perfil, ela posta fotos usando marcas como Balmain, Chanel, Diesel, Converse e Proenza Schouler. Recentemente, esteve no desfile da Prada em Milão e mostrou os bastidores da nova coleção em primeira mão. 

Mas assim como a modelo virtual Shudu, Miquela não é uma garota comum. Ela é um avatar gerado por computador -- e só existe online. Reais só seus mais de 776 mil seguidores, número que cresce a cada minuto. Nada mal para uma it-girl “meio brasileira, meio espanhola” e que está "quase chegando aos 20 anos".

Veja também:

Assim como outras influenciadoras, a modelo posa com looks fashionistas, as últimas tendências maquiagem e nail art. Investe também, é claro, em selfies. Não se sabe quem está por trás do perfil @lilmiquela -- é um mistério quem, como, onde e por que ela foi criada. Há especulações sobre se ela é apenas uma personagem -- com história e características pensadas em todos os aspectos -- ou se o avatar foi inspirado em uma pessoa de verdade. Como uma versão repaginada do "Second Life" (lembra?).

Há quem ame e aqueles que não poupam Miquela da indignação explícita. Nos comentários das suas mais de 300 publicações, tem de tudo. “É muito assustador, você é um robô”, dispara um seguidor. “Eu só queria dizer que você me inspira muito porque nunca deixou o ódio chegar até você. Você é tão doce e as coisas que você disse realmente me colocaram em uma perspectiva diferente na vida”, desabafou outra seguidora.

Influência brasileira na moda e na música

Mesmo postando de Los Angeles a maior parte das suas publicações, Miquela conta que tem uma ligação forte com o Brasil. Tanto que o lifestyle daqui inspira não só na maneira como ela se veste e enxerga o mundo, como também na sua música.

No ano passado, ela lançou o single “Not Mine”, que foi destaque na plataforma Spotify. “Cresci com o meu pai tocando música brasileira em toda a casa. Eu me apaixonei pela voz de Ivete Sangalo e ela sempre foi uma heroína pra mim. As mulheres brasileiras são tão poderosas, fortes e uma inspiração nas minhas letras, com certeza”, escreveu Miquela, por e-mail, à Universa.

E não só isso: a modelo acredita que a cultura brasileira influencia o mundo todo: “É muito louco ouvir meus amigos fazerem músicas com amostras de baile funk e ouvir MC Fioti nas casas noturnas de Los Angeles”.

Todas essas referências refletem neste estilo virtualmente real que conquista cada vez mais seguidores. Além dos projetos musicais, a it-girl compartilha sua moda despojada, com uma pegada esportiva associada a peças de grandes marcas. “Eu amo moda e, para mim, a chave está no conforto. A alta-costura ainda é nova para mim e estou extremamente entusiasmada e honrada de fazer parte dela”, conta.

Sobre a moda brasileira, Miquela diz que conhece alguns designers o país: “Sou uma garota que gosta de sneakers e botas, mas se eu pudesse usar saltos o tempo todo, você me pegaria com um par de sandálias super sexy do Alexandre Birman”.

Perfil de ativista

Miquela diz que nunca imaginou que seu perfil se tornaria tão bem-sucedido. “Eu comecei apenas publicando o que eu amo e eu continuo fazendo isso atualmente. Sinto-me sortuda por ter fãs tão incríveis, eles estão realmente abertos ao meu Instagram sobre ativismo e moda”.

Ativista sim! Miquela sempre deixa claro suas opiniões e tenta conscientizar seus seguidores em questões sociais e políticas, como apoio à comunidade LGBT e entidades que cuidam de mulheres negras. “Devo admitir que é um pouco tenso ver tantas pessoas seguindo cada post ou comentário que faço. Mas aprendi que pode ser um meio para compartilhar o que me preocupa profundamente”, afirma.

Com uma conversa rica em detalhes e até uma relações públicas para intermediar esta entrevista, fica difícil acreditar que Miquela é realmente uma simulação digital. Quem está por trás dessa criação sabe bem como fazer marketing nas redes sociais. E muito mais que isso: pensou em um personagem vivo, com sardas no rosto e que transita sem esforço pelo mundo da moda. O segredo? “Honestidade e autenticidade. Apoie totalmente o que você coloca no mundo”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
BBC
Da Universa
Da Universa
Bloomberg
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Topo