Topo

Sobrancelhas com falhas? Veja como deixar os pelos crescerem sem sofrimento

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

12/03/2018 04h00

Quem nunca tirou mais pelinhos da sobrancelha do que deveria? Resultado: assimetria, falhas e um ar não tão natural. Mas voltar ao formato original é possível -- e nem é preciso se arriscar na micropigmentação. Confira algumas dicas de experts:

Dê tempo ao tempo

O primeiro e o mais importante passo é relaxar. Os pelos da sobrancelha levam mais tempo para crescer do que os cabelos. “Em 7 meses, haverá uma mudança na densidade dos pelos”, explica Jane Muniz, sócia-fundadora do Spa das Sobrancelhas.

Procure ajuda de um profissional 

Durante esse período, procure a ajuda de um profissional a cada 15, 20 dias, que é o ciclo natural de crescimento do pelo. Fernanda Barriviera, diretora técnica do Grupo Sobrancelhas Design, explica que o investimento vale a pena já que, a cada visita, o designer vai ajustando o formato das sobrancelhas até que ela fique do jeito que era antes. Aliás, uma boa forma de manter a disciplina e, de quebra, tirar proveito desse momento, é “aproveitar que a tendência da vez é a sobrancelhas mais selvagens”, conta o maquiador Sadi Consati.

Veja também

Fique longe da pinça

Todo cuidado é pouco durante o período de transição. Por isso, enquanto as sobrancelhas não chegarem ao formato natural, deixe a pinça apenas nas mãos dos profissionais. “Ele saberá o que pode ou não remover para manter o design e não atrapalhar essa fase de crescimento dos pelos”, diz Jane. Para evitar a tentação de pegar no acessório, guarde-o em um lugar de pouco acesso.

Aposte na sombra 

Ela vai ser a aliada ideal para disfarçar as falhas e garantir ares naturais às sobrancelhas ao longo do período de crescimento. Mas, lembre-se: escolha a cor que mais combina com o pelo. “Tons de marrom com fundo preto funcionam bem para as castanhas. As loiras devem optar pelos tons acinzentados”, explica Sadi  Consati. O maquiador conta, ainda, que não se deve usar um tom mais escuro do que a cor natural do pelo, pois o resultado vai ficar pesado. E, na hora de preencher as sobrancelhas, escolha um pincel chanfrado de cerdas firmes para garantir precisão. Atenção! Prefira apenas corrigir as falhas em vez de desenhar a sobrancelha inteira. Além de mais fácil, o visual fica leve.

Invista nos séruns

Esse tipo de produto hidrata, cuida da saúde dos pelos e fortalece seu crescimento -- perfeito para quem está recuperando o formato original das sobrancelhas. A ideia dos séruns é fazer com que os folículos capilares cresçam e se regenerem de forma saudável. Em 30 dias já é possível notar redução da queda e fortalecimento dos fios. “Um dos cuidados necessários é a escolha de produtos com fórmulas desenvolvidas específicas para o uso nas sobrancelhas. O ideal é optar por aqueles com ativos naturais”, explica Fernanda Barriviera. As versões com vitaminas do complexo B, ceramidas e aminoácidos são as melhores.