Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor

Estresse pode ser contagioso e até mudar o funcionamento do seu cérebro

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

da Universa

10/03/2018 17h32

Segundo um estudo de neurocientistas canadenses publicado na revista científica Science Daily, o estresse pode se transmitido de uma pessoa realmente irritada para outra totalmente relaxada. 

A pesquisa, que levou o título de "Is your stress changing my brain?" (O seu estresse está mudando meu cérebro?, em tradução livre), foi feita com camundongos e mostrou que um roedor sob estresse pode contagiar outro e, inclusive, mudar o funcionamento do seu cérebro. 

Veja também

Em outras palavras: parece que é possível absorver preocupações e ansiedades dos outros, mesmo que você não esteja sentindo esses sentimentos naquele momento.

Por outro lado, a boa notícia é que assim como as "más" sensações, as boas também são contagiosas. Um dica? Se você quiser influenciar o seu humor, escolher com quem andar é um caminho. Gentileza gera gentileza - já dizia o profeta. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Pausa

Topo