Topo

#PressForProgress: Entenda o tema do Dia Internacional da Mulher de 2018

Manifestantes também realizaram protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, pelos direitos das mulheres em 2017 - Adriano Vizoni/Folhapress
Manifestantes também realizaram protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, pelos direitos das mulheres em 2017
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

da Universa, em São Paulo

07/03/2018 12h45

O Dia Internacional da Mulher será marcado por uma série de protestos e celebrações da força feminina ao redor do mundo, mas um tema deve permear todas as atividades: #PressForProgress.

O anúncio oficial foi feito pelo site dedicado ao dia, criado pela própria ONU.

Veja também

A escolha do tema é uma resposta direta aos movimentos #MeToo e #TimesUp e é um chamado por igualdade de direitos para todos os gêneros e um convite para que todos pensem em ações que podem "pressionar pelo progresso".

Por isso, a organização pede que mulheres postem fotos e mostrem como estão se movimentando para mudar a realidade de desigualdades.

Mas nem só de protestos será feito o Dia Internacional da Mulher. Haverá eventos como corridas, jantares, discussões em diversas cidades pelo mundo, além das passeatas, porque a ideia é que este dia seja um dia de celebração, de educação e debate.

É possível acompanhar no site do IWD (International Women's Day) a agenda de atividades em vários pontos do globo.

Já a organização da Marcha das Mulheres tem pedido "A Day Without  Women" (Um Dia Sem Mulheres, em tradução livre) no mundo todo — incentivando que elas se ausentem do trabalho, evitem fazer compras neste dia e usem vermelho em manifestação de sororidade.

Além disso, o grupo pede que todas as mulheres façam a diferença indo às urnas em 2018.