Topo

Novidades de beleza

Como tratar os vasinhos do rosto e mais cuidados para peles muito claras

Sophia Abrahão cuida da pele para evitar problemas - Reprodução/Instagram
Sophia Abrahão cuida da pele para evitar problemas Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

07/03/2018 04h00

Apesar do cuidado facial ser importante para todo mundo, quem tem pele mais clara precisa de atenção extra para evitar manchas, sensibilidade e vasinhos.

Sabendo disso, a atriz Sophia Abrahão, 26, intensificou a rotina de beleza por causa do calor carioca: "Como tenho a pele muito clara e hoje moro no Rio de Janeiro, tomo cuidado extra com a proteção solar. Além disso, uso muita água termal para hidratar o rosto, principalmente quando o tempo fica mais seco. E o essencial é deixar o rosto respirar! Uso maquiagem todos os dias por conta dos trabalhos, então nas horas em que não estou trabalhando deixo a pele limpa e hidrato bem".

Veja também

Vasinhos 

Peles muito claras têm mais problemas com vasinhos -- e o calor ajuda a piorar o quadro. “Esse tipo de padrão tem um caráter genético, e é observado em algumas famílias de pele muito branca, sendo comum o aparecimento de vasos vermelhos ou roxos, finos, as chamadas telangiectasias, na região do nariz e asa nasal. É comum também o aparecimento de vasos finos na região das bochechas”, pontua Marcelo Monteiro, angiologista diretor da Clínica Inovas, do Rio de Janeiro.

O tratamento para vasos no rosto é diferente dos feitos nas pernas: “Por estarem acima do nível do coração, esses vasos drenam o sangue a favor da gravidade; não estando submetidos à pressão hidrostática como nos membros inferiores. Assim, as paredes das veias tendem a ser mais finas, além de muito superficiais. Isso as torna excelentes alvos para o tratamento com laser. Não é recomendável usar esclerosantes líquidos injetáveis, já que algumas regiões na face são drenadas para veias intracranianas”, alerta Marcelo.

Passos diários

A preocupação com a exposição solar é endossada pelo dermatologista Alberto Cordeiro, especializado em estética e cosmiatria. Ele traça alguns caminhos para manter a pele clara saudável, levando em conta a idade:

“Protetor solar, de preferência a partir de FPS 30, é indicado para clarinhas de todas as idades. Para as mais jovens até 30/40 anos, a vitamina C, que é um potente antioxidante e clareador intenso, pode ser usada antes do protetor solar. Isso por si só já é um bom cuidado”, indica. “Se já é uma pele mais madura, a partir dos 40 anos, é colocado na prescrição um ácido, como retinoico e hidroquinona, no máximo uma ou duas vezes por semana, para não dar pigmentação rebote na pele.”

A pele clara também é mais suscetível aos avanços da idade, com o aparecimento de linhas finas e rugas: “Peles claras têm menos colágeno e elastina na pele, se comparadas a peles morenas e escuras, e são mais agredidas pelo sol. Isso significa maior quebra de colágeno ao longo da vida, porque a radiação ultravioleta destrói essa proteína”, afirma Alberto Cordeiro.

Tratamentos recomendados para os vasinhos

Laser e luz pulsada são saídas para eliminar tais vasos do rosto de forma rápida e efetiva: “A luz pulsada é capaz de tratar a grande maioria dos vasinhos de face. Mas o Laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares, apresentando maior efetividade no tratamento”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita.

Laser ND-YAG 1064:

O que é? Laser que emite luz em comprimentos de onda que serão absorvidos pela hemoglobina (pigmento do sangue) causando aumento de temperatura, queimando o vaso. O desconforto é amenizado com uso de aparelhos que resfriam a pele enquanto o laser age.
Resultados esperados: Eliminação dos vasos. 
Duração da sessão: Bem rápida, mas varia de acordo com a quantidade de vasos na região.
Quantidade de sessões: Até cinco.
Contraindicação: Pacientes com vitiligo, que usem medicações fotossensibilizantes, com ferimento próximo ao local a ser tratado e peles bronzeadas. Após o procedimento, redobrar atenção com a proteção solar.
Manutenção: Varia de acordo com a resposta do paciente e a predisposição para novos vasos. 
Valor por sessão: R$ 500, em média.

Luz pulsada:

O que é? Luz focada para eliminar vasos de menor calibre
Resultados esperados: Desaparecimento de vasos finos, principalmente na região das bochechas e nariz
Duração da sessão: Muito rápida, dependendo da área de tratamento.
Quantidade de sessões: Até três.
Contraindicação: Grávidas, pessoas sensíveis à luz e bronzeadas.
Manutenção: A cada 30 dias.
Valor por sessão: R$ 400, em média.

Novidades de beleza