Topo

Como limpar sofá: 5 dicas para manter o estofado sempre novo e bonito

Limpeza uma vez por semana é essencial -
Limpeza uma vez por semana é essencial

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

28/02/2018 04h00

Para o sofá ficar bonito e durar bastante tempo, é preciso seguir algumas dicas de limpeza. Anote estas cinco: 

1. Limpeza básica deve ser feita toda semana

Além do sempre útil aspirador de pó, semanalmente você também pode misturar 280 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna, umedecer um pano e passar sobre o sofá de tecido. Depois, esfregue outro paninho seco (para retirar o excesso de umidade) ou espere secar. Não exponha ao sol para não estragar o sofá.

Se o móvel for de couro ou materiais semelhantes, passe toda semana um pedaço de tecido levemente umedecido com água ou lustra-móveis. Faça isso toda semana e, a cada três meses, use silicone líquido ou vaselina para conservar o revestimento e preservar o brilho.

Veja também:

2. Manta e capa: a salvação para casas com crianças e bichos

Gatos e cachorros soltam pelo e podem arranhar o móvel com a unha ou até mesmo fazer xixi. Já os pequenos costumam derrubar comida e bebida. Para evitar problemas, aposte em mantas e capas: são bem fáceis de lavar e, quando o tecido esgarçar, basta trocá-las, o que é muito mais barato que um sofá novo. E tem versão impermeável, dupla-face, sob medida... As mais indicadas são as de brim, sarja ou denim, tecidos bem leves e sofisticados.

3. Sujou com gordura? Tem solução!

Raspe cuidadosamente (se possível, com uma espátula emborrachada) qualquer sujeira que tenha ficado ali -- pedaços de chocolate, restos de comida ou de molhos, por exemplo. Depois, passe aspirador em todo o sofá e aplique uma mistura de 2 colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna. Mexa até formar espuma e vá esfregando o sofá somente com essa espuma e uma esponja macia. Enxágue a bucha e troque a água à medida que ficar suja.

Para peças de couro engorduradas, substitua o detergente por sabão de coco líquido misturado com água morna -- ou use a versão em barra, esfregando um pouco. Nos dois casos, aplique o sabão no local, passe levemente um pano limpo e seco (de microfibra ou algodão, que não solte pelos) e, depois, outro pano, até secar o máximo possível. Não use nada abrasivo para não desidratar o couro.

Atenção: se o sofá for de couro sintético, camurça ou tecido, tome bastante cuidado para não molhar o enchimento, evitando riscos de mofo. E não o exponha ao sol -- deixe-o em local ventilado, mas na sombra. Se preciso, ligue um ventilador ou circulador de ar próximo para agilizar a secagem.

4. Se manchou, aja rapidamente

Seja ágil para limpar: quanto mais recente a marca, mais fácil de ser removida. Mostarda, molho de tomate e ketchup também podem ser tratados com bicarbonato de sódio. Com os dedos, espalhe o pó sobre a mancha, até que seja absorvido pelo tecido. Em seguida, borrife vinagre branco de álcool e esfregue com escova de fibra de coco.

Se caiu vinho ou suco, absorva rapidamente com papel-toalha, aplique um pouquinho de sabão líquido concentrado sobre a mancha e esfregue com uma escova de náilon.

5. Impermeabilização, sim ou não?

O serviço aumenta bastante a vida útil de sofás e poltronas. Os benefícios costumam justificar o investimento, já que, dependendo do que cair no assento e da demora para a limpeza, o dano pode ser irreversível. A aplicação de produtos que bloqueiam os poros do tecido, protegendo-o de líquidos (aquosos ou oleosos), deve ser repetida anualmente.

Fontes: Felipe Luciano, arquiteto do Estudio FCK; Ingrid Lisboa, personal organizer da Home Organizer; João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira; Lucélia Rodrigues, personal organizer; Maria Eugenia Cerqueira, especialista em organização e limpeza doméstica, autora dos livros "Rotina com purpurina" e "Quem dá brilho, brilha - Dicas para bem resolver probleminhas".