menu
Topo

Casa e decoração

10 maneiras de limpar panelas e formas queimadas sem muito esforço

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

27/02/2018 04h00

Lavar panelas e formas queimadas não precisa ser um drama. Para tirar o grude, invista em técnicas caseiras simples, mas bem eficientes, que deixam o trabalho de limpeza menos difícil (e chato). Listamos abaixo dez alternativas que evitam o esfrega-esfrega:

1. Uma das maneiras mais eficientes e que vale para qualquer revestimento é encher a panela ou forma com água, colocar bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e deixar de molho. Até pode aquecer um pouco (sem ferver) ou deixar da noite para o dia, mas só se o estrago for grande. Se não funcionar na primeira vez, repita, para que não sobre nenhuma marca.

2. Para utensílios de inox e alumínio, outra opção é enchê-las com água e adicionar 4 colheres (de sopa) de vinagre branco de álcool -- use essa medida nos médios; para maiores, pode usar mais vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente, esfregando o que restou com esponja de aço e saponáceo cremoso.

Veja também:

3. Peças de alumínio e inox também podem ficar de molho de um dia para o outro, com água e detergente. Na manhã seguinte, acrescente bicarbonato de sódio e saponáceo cremoso para fazer uma pasta grossa. Com uma esponja dura, esfregue todo o queimado. Pode demorar um pouco, mas sai tudo!

4. Dica para inox: esprema o suco de 1 ou 2 limões e deixe de molho por um tempo. Na sequência, lave a panela normalmente. A acidez da fruta ajudará a remover as manchas.

5. Outra combinação dos produtos: coloque 1 colher (das de chá) de bicarbonato em 1 litro de água e deixe ferver. Acrescente, então, 2 colheres (sopa) de vinagre branco e ferva por mais um tempinho. Quando esfriar, lave normalmente com esponja e detergente.

Getty Images
Imagem: Getty Images

6.  Mais uma opção para peças de alumínio é espalhar bastante detergente, encher com água (até sobrepor as marcas de queimado) e, se quiser, cobrir com uma folha de papel-toalha. Deixe de molho por uma hora. Tire um pouco da água e esfregue o papel-toalha para retirar a sujeira.

7. Pão amanhecido pode ser usado principalmente em marcas de gordura queimada. Os farelos que se soltam ajudam a desprender os resíduos. Mas não use em teflon.

8. Refrigerantes do tipo cola (Coca-Cola e Pepsi, por exemplo) removem queimados menores. Despeje o líquido na peça e aqueça-a. Depois, basta uma esponja para retirar a sujeira.

9. Álcool 70º é mais uma alternativa para eliminar os últimos resíduos. Aplique-o com a ajuda de um borrifador.

10. Se o estrago for grande mesmo, você pode apelar para soluções mais fortes ou produtos à base de amônia. Mas só em casos extremos.


Fontes: Carlos Romám, engenheiro de alimentos, chef de cozinha e consultor; Eduardo Reis, youtuber do canal "Menino Prendado"; Flávia Ferrari, youtuber do canal "A Dica do Dia" e autora do livro "A Dica do dia - soluções práticas para facilitar sua vida"; Gabriel Marques, proprietário da Villa Roma Pizzaria; Lucélia Rodrigues, personal organizer; Maria Eugenia Cerqueira, especialista em organização e limpeza doméstica, autora dos livros "Rotina com purpurina" e "Quem dá brilho, brilha - dicas para bem resolver probleminhas".

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!