Topo

Maquiagem para cabelos brancos ou crescidos: como camuflar a raiz em casa

Não quer raiz e pontas de tons diferentes como Kristen Stewart? Estes produtos podem ajudá-la - AFP
Não quer raiz e pontas de tons diferentes como Kristen Stewart? Estes produtos podem ajudá-la Imagem: AFP

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

19/02/2018 04h00

Quando aparecem fios brancos, há mulheres que os encaram numa boa e assumem o novo visual, outras que os cobrem com tintas e também quem recorra a maquiagens -- até máscara de cílios! -- para camuflá-los. Produtos específicos de disfarce temporário, como sprays, estão cada vez mais presentes nas prateleiras das farmácias e são ótimos também para disfarçar aquela raiz crescida, entre colorações. Falamos com profissionais, que dão dicas preciosas de como usá-los e retirá-los sem erro:

Escolha o tom mais parecido com o seu

As maquiagens para cabelo são encontradas nos mais diversos tons, entre loiros, ruivos, castanhos e pretos. Além disso, há versões em bastão, spray ou a que parece um rímel. “Esses produtos dão ótimo resultado de retoque de raiz e até mesmo de raiz mais cheia, volumosa”, explica o beauty  expert Augusto Rebello.

Veja também:

Aplique nos cabelos limpos

Com os cabelos limpos, aplique a quantidade indicada na embalagem, que varia de marca para marca, na altura da raiz: “No caso do spray, que é o mais popular, aplique com 15 cm de distância, em movimentos horizontais de vai e vem. Assim, você vai cobrindo a raiz e não acumula produto, que deixa o cabelo duro. Espere secar por uns cinco minutos. Após o processo, não use pente, pois pode estragar a cobertura. É melhor usar as pontas dos dedos”, indica a hairstylist  Lucy  Cossenzo, do Square  by Romeu Felipe, de São Paulo. “Depois de secar, dê pequenos toques com as pontas dos dedos, como se você estivesse massageando o couro cabeludo no banho. Assim você consegue um acabamento mais natural”, completa.

Produtos que parecem com rímel são mais efetivos para correções pontuais -- quando existe um fio ou outro a ser coberto. Já para aplicar os em bastão, umedeça a área que deseja cobrir e em seguida aplique o produto com leves e curtas pinceladas.

Remova com xampu 

Ao utilizar esse tipo de maquiagem, é importante fazer uma higienização adequada do couro cabeludo com, pelos menos, duas lavagens seguidas; e usar xampu tipo detox, que não altera o PH do couro cabeludo, minimizando irritações.

Tome cuidado para não manchar

“Essas maquiagens realmente podem manchar as roupas e a pele, mas por muitas vezes ser em spray e ter jato direcionado, as chances são pequenas. As precauções na aplicação são cobrir o rosto com a mão, imitando uma viseira, para proteger os olhos. Se a intenção for tingir mais que a raiz, recomendo usar uma capa ou uma toalha como proteção”, exemplifica Lucy  Cossenzo.

Teste antes contra alergias

Como todo cosmético, faça um teste antes de aplicá-lo: coloque uma pequena quantidade na área do pescoço e espere meia hora, no mínimo, antes de usá-lo em toda a área desejada. Caso haja coceira ou vermelhidão no local, suspenda o uso imediatamente.

Máscara de cílios, pode?

Caso você não queira investir em um produto específico, a máscara de cílios pode ser usada, sim: “O uso não é proibido, mas é preciso ter consciência de que a pessoa está usando um produto que não é adequado para aquele local. Assim como os sprays, existem outros produtos com esta finalidade”, afirma a dermatologista Izabella Rezende.

Não passe demais para não deixar o cabelo duro

Um ponto negativo desses produtos é o endurecimento do fio, quando se passa produto demais. Se isso acontecer, pegue um algodão úmido para retirar o excesso. Espere o fio secar e veja se vai precisar reaplicar a maquiagem.

É melhor usar antes ou depois de finalizadores?

“A maquiagem para cabelo pode ser usada antes de finalizadores, como sprays fixadores, caso o penteado seja solto.  Mas se ele for um rabo ou coque, vale prender primeiro e só camuflar no final, já que os outros fios não irão aparecer”, indica Lucy Cossenzo.