Topo

Da novela para a vida real: é possível usar roupas e acessórios de época?

Marina Ruy Barbosa vive a mocinha Amália e Bruna Marquezine a vilã Catarina na novela "Deus Salve o Rei" - Sergio Zalis/Globo
Marina Ruy Barbosa vive a mocinha Amália e Bruna Marquezine a vilã Catarina na novela "Deus Salve o Rei" Imagem: Sergio Zalis/Globo

Jessica Arruda

Colaboração para o UOL

19/02/2018 04h00

Em “Deus Salve o Rei”, novela das 7 da TV Globo, o figurino traz referências da era medieval. As roupas usadas pelas protagonistas Catarina (Bruna Marquezine) e Amália (Marina Ruy Barbosa) foram criadas a partir de pesquisas históricas pela figurinista Mariana Sued, e trazem símbolos de época com pitada contemporânea. Alguns elementos podem ser usados no dia a dia, sem medo.

Isso não significa apostar em looks inteiros imitando as personagens: a ideia é pincelar uma cor, um acessório ou um caimento que esteja de acordo com os códigos atuais. Para não errar, confira tendências que estão em alta tanto na novela quanto nas ruas:

Veja também

Decotes ousados
Bruna Marquezine em "Deus Salve o Rei" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo
 

Para a princesa interpretada por Bruna Marquezine, Mariana Sued pensou em looks sedutores e perigosos. “Para isso, trabalhei os contrastes entre tecidos pesados e as sedas esvoaçantes, além de fendas nos decotes que brincam de mostra e esconde”, conta. São justamente esses recortes que rendem produções ousadas para o cotidiano: blusas e vestidos com decotes em V profundo, ombro a ombro e no estilo vintage, em forma de quadrado ou coração, dão aquele toque romântico e sexy ao mesmo tempo.

Maxicolares
Bruna Marquezine em "Deus Salve o Rei" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo
 

Para cobrir um pouco o decote, como a princesa Catarina da novela, um colar poderoso faz toda a diferença. Acessórios pesados como este valorizam o colo e fazem contraponto interessante com a delicadeza de um vestido fluido ou uma blusa mais básica.

A peça usada pela personagem nesta foto é de prata, criada pela designer Ana Zulma. Demorou nove horas para ser feita e conta com uma pedra garimpada em antiquário. O preço? Quase R$ 2 mil! Mas você pode comprar uma bijuteria parecida por bem menos.

Cores sóbrias e elegantes
Marina Ruy Barbosa como Amália de "Deus Salve o Rei" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo
 

Tanto a princesa Catarina quanto a plebeia Amália usam tonalidades que são fáceis de usar nas produções cotidianas. A cartela de cores se estende entre os sóbrios como o cinza e azul marinho até tons em alta em 2018, como o ultravioleta. 

No caso da personagem de Marina Ruy Barbosa, o marrom também aparece. O tom é a cara do inverno e rende boas combinações em peças e acessórios para a estação fria.

Detalhes preciosos

Depois de lançar um livro, domingo em São Paulo, Marina Ruy Barbosa já está de volta às gravações da novela ?Deus Salve o Rei? nos Estúdios Globo, no Rio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os brocados da realeza apareceram em diversos desfiles internacionais. Para o dia a dia, a dica é investir em uma peça com esse detalhe, nos punhos da camisa ou no decote da jaqueta. 

No figurino da Amália, o corset aparece sobreposto -- o que rende looks moderninhos nos dias de hoje. Outra ideia no mesmo mood é usar sutiãs por cima de blusas ou cintos com amarrações. “Para ela, usei tecidos rústicos em cores mais escuras e intensas. É um figurino simples, porém forte”, afirma Mariana.

Além dos cintos, uma bolsinha supercharmosa também chama a atenção no visual da plebeia. Hit do momento, a minibolsa conquistou pela praticidade e combina com tudo. Para as fashionistas, vale até apostar na minipochete!