Casa e decoração

Como limpar o colchão: 10 soluções caseiras para ácaros, manchas e cheiros

Getty Images
Imagem: Getty Images

Léo Marques

Colaboração para o UOL

15/02/2018 04h00

Confira 10 truques rápidos e soluções caseiras para livrar seu colchão das sujeiras mais comuns (de urina a ácaros):

Ácaros

Esses seres causadores de alergias não resistem a uma limpeza semanal com bicarbonato de sódio, que deve ser polvilhado por toda a superfície do colchão para absorver a umidade e, com ela, pegar os ácaros. Aguarde 30 minutos e passe o aspirador de pó. Nunca coloque o colchão sob o sol, pois o calor favorece a multiplicação dessas pragas.

Veja também

Urina

As manchas úmidas e amareladas podem ser absorvidas com bicarbonato de sódio. Aplique sobre elas e deixe agir por 30 minutos. Depois, com uma esponja, esfregue levemente uma solução de partes iguais de sabão em pó e água morna. Para finalizar, passe um pano úmido para limpar essa mistura e deixe o colchão secar diante do ventilador.

Mofo

Deixe o colchão tomar um ar para que a umidade seque. Se as manchas forem recentes, passe um pano umedecido em detergente com água e borrife vinagre branco. Deixe secar. Se o bolor mais antigo, use 1 colher de sopa de bicarbonato diluída em 30 ml de água oxigenada. Aplique com uma escova dental e esfregue até formar espuma. Tire o excesso com pano úmido.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sangue

O detergente quebra as moléculas de manchas biológicas, mas, para removê-las, nunca deve ser aplicado diretamente sobre elas, mas em um pano úmido. Depois de passar sobre o local sujo, deixe agir por 15 minutos e passe um pano seco. Se não funcionar, aplique com uma escovinha ou um pano um pouco de água oxigenada de 10 volumes e depois limpe.

Vinho

Misture meio copo de água morna e meio copo de vinagre de álcool ou de limão e aplique com uma toalha branca sobre o colchão. Se a mancha estiver muito concentrada, evite esfregá-la para não aumentar o estrago. Nesse caso é preferível apertar a toalha sobre a superfície (como um mata-borrão).

Cigarro

Duas técnicas para tirar o cheiro: a primeira consiste em passar sobre o colchão um pano embebido em vinagre de maçã branco. A segunda espalhar bicarbonato e deixar agir por cerca de oito horas, antes de remover com aspirador. Para anular o cheiro, também é recomendável acender no quarto velas antitabaco e preencher os cinzeiros com areia de gato.

Suor

Para remover manchas e desodorizar, misture meio copo de água morna mais meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Depois, aplique essa solução em uma flanela e esfregue a área afetada. Caso o colchão fique cheirando a vinagre, pingue cerca de 20 gotas de óleo essencial de lavanda em outro pano e passe sobre o local já limpo.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ferrugem

Não tente esfregar, pois a mancha pode penetrar ainda mais no tecido do colchão. A solução é cobrir a área manchada com uma pastinha feita com suco de meio limão e um punhado de bicarbonato. Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois limpe com um pano úmido em água. Também é possível tentar remover manchas pequenas com um pano molhado em vinagre.

Cheiro de cachorro molhado

Borrife no local uma mistura de meio copo de vinagre branco e meio de álcool. Na sequência, esfregue e deixe secar naturalmente. Se for mancha de cocô, aplique junto a essa mistura 1 colher de sopa de bicarbonato e, depois de esfregar, aguarde 30 minutos antes de limpar. Para ficar cheiroso, acrescentando a tudo isso (no borrifador) 1 colher de sopa de amaciante.

Tinta

Com uma folha de papel-toalha pressione a mancha para absorvê-la. Nunca esfregue! Depois, umedeça um pano com álcool e aperte. Se não sair, passe outro pano umedecido em 1 colher de sopa de detergente, 2 colheres de chá de vinagre branco e 1 xícara de água. Deixe agir por cerca de 10 minutos e repita o processo, caso seja necessário. Depois é só limpar com pano umedecido em água fria.

Fontes: Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, biomédico da empresa Microbiotécnica, e Renato Ticoulat, também conhecido como Sr. limpeza e diretor executivo da JAN PRO e fundador da Limpeza com Zelo. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Da Universa
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Topo