Topo

Nasceu sentado! Fotógrafa posta foto de parto pélvico e imagem viraliza

do UOL, em São Paulo

13/02/2018 13h38

Imagens da hora do parto são sempre impressionantes! Prova disso está em uma foto da fotógrafa Kate Kennedy, que ao ser publicada no perfil "Birth Without Fear" (parto sem medo) recebeu mais de 8 mil curtidas.

"Um dos meus principais trabalhos de 2017 e da vida", escreveu a fotógrafa. "Essa garotinha chegou em um parto tranquilo e doloroso."

A foto chama atenção principalmente pela posição incomum na qual o bebê nasce, com os pezinhos saindo antes da cabeça. Este tipo de nascimento é chamado de parto pélvico, e pode acontecer quando a criança está sentada na barriga da mãe.

O assunto ainda divide opiniões. Um estudo canadense baseado em 52.671 partos, publicado no periódico "Obstetrics & Gynecology", de 2015, mostrou que, quando a criança está sentada, pode haver a probabilidade de lesões durante o nascimento. Por isso, em alguns casos o parto natural é evitado, mas não necessariamente proibido. Segundo o pesquisador Frank Louwen, especialista no assunto, é possível sim que um parto pélvico aconteça normalmente. Para isso, recomenda-se uma equipe treinada e uma análise cuidadora do peso do bebê, idade gestacional e evolução do trabalho de parto.