Casa e decoração

Como tirar glitter e purpurina de roupas, lençóis, toalhas e até carros

Getty Images
Se livrando do glitter Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

11/02/2018 04h00

ensinamos como eliminar o glitter do rosto e do corpo de maneira bem fácil. Mas dar fim às lembranças carnavalescas vai um pouco além, já que o brilho se apega às roupas -- inclusive as de cama e banho --, ao carro e se aloja em todo lugar dentro de casa. Abaixo, veja como acabar com a purpurina de uma vez por todas:

Roupas, calçados e fantasias

O primeiro passo é eliminar o excesso, tentando agrupar todo o brilho. Se for difícil demais com as mãos, apele para rolinhos com cola (aqueles para tirar  pelos). Ou, então, fita adesiva -- tipo durex ou crepe). Outra sugestão é usar um secador, que pode ajudar a dispersar o glitter seco -- logo na sequência, aspire o chão.

Veja também

Na hora de lavar, se as roupas ainda tiverem resquícios devem ir para a máquina sozinhas, para que as outras não sejam "contaminadas". Ao final, limpe o interior da lavadora, evitando afetar outras roupas nas próximas rodadas. Deixe as peças secarem e, se o brilho ainda resistir, use novamente fita adesiva, retirando ponto a ponto.

Toalhas 

Antes de colocar a toalha para lavar, deixe que seque e tente retirar o máximo do glitter com as mãos, rolinho com cola, secador ou fita adesiva para fechar embalagens. Só então leve as toalhas à máquina, sem contato com outras peças limpas. Se necessário, repita o processo.

Lençóis e fronhas

Pegue o rolo de fita autoadesiva largo ou o rolinho de pelo e retire o brilho espalhado na cama. É o método mais eficaz. Se ainda assim o glitter e a purpurina sobreviverem, ao lavar as roupas de cama cuide para não misturá-las com outras, evitando espalhar os resíduos.

Sofás e tapetes

O trabalho é mais rápido se apelar para um aspirador de pó, que deve retirar praticamente todo o brilho. Não saiu mesmo assim? Adote rolos tira-pelos grandes ou fitas autoadesivas largas. Vale para todos os tipos de materiais.

Piso

Antes de jogar baldes de água no chão, recorra ao aspirador de pó, que vai remover a maior parte da purpurina. O resultado é melhor se for um aspirador com água. Se não resolver, o segundo passo é retirar manualmente, com fita adesiva ou rolinhos com cola. Caso o brilho grude, um último recurso é pegar pano de microfibra embebido em produto químico à base de água oxigenada ou água sanitária com detergente e esfregar sobre.

Carro

Quanto mais seco o banco, mais fácil a remoção. Num primeiro momento, aspirador de pó é a melhor alternativa, tanto para os tapetes quanto para os bancos de couro ou tecido. Secador de cabelo até pode ajudar, mas há o risco de espalhar mais ainda o brilho.

Se o banco for de tecido, use uma escova de cerdas macias -- como as de sapateiros -- e escove-os bem antes de passar o aspirador.

Para os de couro, depois de aspirar, limpe com pano úmido e, se quiser, aplique hidratante específico para o material. Detergente neutro também pode ser usado com água, aplicados em um pano. Fuja de sabão de coco, sabão em pó e líquidos multiúso, que ressecam o couro e podem manchar bancos de tecido.

Se o brilho persistir, recorra aos rolos grossos de fita adesiva. Enrole a tira na mão, deixando a cola exposta para facilitar o trabalho. Outro truque que funciona bem para o couro é passar óleo de coco ou óleo hidratante infantil em algodão em bola, esfregando sobre a marca.

No carpete do carro, o combo aspiração, sabão e máquina a vapor (oferecida em empresas especializadas) é o mais indicado para o brilho que não sair. Também é o processo mais rápido para quem não tiver paciência para limpar em casa.

Fontes: Adriana Scagliusi Santini, professora da Sigbol Fashion; Flávia Ferrari, youtuber e autora do livro "A dica do Dia - Soluções Práticas para Facilitar Sua Vida"; Henrique Noel, sócio-diretor da EFA Brasil; João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira; Leonardo Hideo Visnadi, sócio da GARAGEM 53; Lucélia Rodrigues, personal organizer; Renato Ticoulat, o "Senhor Limpeza", diretor executivo da JAN PRO e fundador da Limpeza com Zelo; Robson Domingues, conhecido como Pincelzinho de Ouro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo