menu
Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo

Bumbum da brasileira vira aula de sucesso em academias de Portugal

Ricardo Ribeiro/UOL
A aula de 3B Bum Bum Brasil Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Coimbra (Portugal)

08/02/2018 04h00

Entre modalidades conhecidas, como Spinning, Body Combat ou Pilates, uma sigla chama a atenção no quadro de aulas: 3B. Ela identifica o "Bum Bum Brasil", sucesso recente em Portugal e com marca registrada.

“A aula trabalha, essencialmente, glúteos, mas, também, coxas e abdômen, usando caneleiras com pesos”, explica a professora Manuela Xavier Frias, 29, que dá aulas de 3B há dois anos na Fitness Hut de Coimbra, região central do país.

Leia mais

A academia tem unidades nas principais cidades de Portugal, incluindo Porto e Lisboa, e a procura pelo 3B é grande em todas elas. O publico é 99% feminino e em busca do exercício localizado, segundo a professora: "A bunda brasileira é vista no exterior como um modelo".

E o nome vem daí mesmo. "Há a questão de se usar sempre músicas brasileiras nas aulas, mas, obviamente, está muito associado ao bumbum e as mulheres brasileiras tão famosas por terem bumbuns grandes e bonitos”, avalia Frias.

Há algumas brasileiras, mas a maioria das participantes são portuguesas. Instrutora e alunas concordam que há um crescimento recente no país, ao menos nos últimos cinco anos, do cuidado com o corpo.

“É importante trabalhar a parte crítica da mulher pois temos tendência a ter celulite”, conta a consultora Maria Paula Pinto, 53, que faz 3B há quase um ano.

Já a engenheira biomédica Ana Rita Carvalho Domingues, 31, desconversa quando o assunto é o bumbum.

“Estou na aula porque é uma maneira divertida de fazer exercício localizado. Não gosto muito de usar as máquinas”, afirma Domingues, apontando a área de musculação. Também de Portugal, ela frequenta as aulas.

Ricardo Ribeiro/UOL
Maria Paula Pinto Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL
 
Ricardo Ribeiro/UOL
Ana Rita Carvalho Domingues Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Como é uma aula de 3B

O UOL acompanhou uma aula de 3B. Como em outros programas, cada sequencia de exercícios acompanha uma música: uma mistura de títulos recentes com outros mais antigos e remixagens.

O clima é contagiante. No palco, a professora demonstra as sequências e dá instruções. Os exercícios incluem agachamentos, elevações e movimentos laterais, recorrendo ao uso de caneleiras com pesos e colchões.

As sessões têm sempre 30 minutos. A aula acompanhada pela reportagem estava com a capacidade máxima: 35 mulheres. Iluminação estilo balada, luz principal desligada e lâmpadas coloridas indiretas girando compõem o cenário.

Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Invenção brasileira

O 3B, ou Bum Bum Brasil, foi inventado e patenteado por um brasileiro, o professor de Educação Física Cláudio Silva, que atua em Portugal há 20 anos.

“A ideia surgiu em 2011, dentro de um trabalho para meu curso de pós-graduação na Universidade Lusófona. Depois de patentear, passei a comercializar a marca nas academias e ofereço formação aos professores”, diz.

As coreografias são preparadas por Silva e sua equipe. Os programas atualizados são vendidos e distribuídos aos professores e locais autorizados, como os programas Body Systems.

As principais redes de academias de Portugal, como a Fitness Hut e a Solinca Smart Fitness, oferecem aulas de 3B. A equipe de Silva atende no 3B Bum Bum Brasil.