Orgasmo é pouco: aqui vão 8 benefícios comprovados do sexo para a saúde

Ter uma vida sexual ativa e prazerosa pode trazer várias vantagens para a saúde física e mental. Para mostrar que não se trata de achismo, o UOL foi atrás de estudos científicos que comprovaram benefícios.

1 - Melhora a memória e torna você mais inteligente

Neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, concluíram que o sexo é capaz de criar neurônios e gerar massa cerebral, melhorando as habilidades cognitivas. O fenômeno também ocorre por causa da produção de novos neurônios no hipocampo.

Um trabalho semelhante produzido pela Konkuk University, na Coreia do Sul, teve a participação de pessoas mais velhas e deduziu que aquelas com vida sexual mais ativa tinham uma capacidade cognitiva maior e, portanto, corriam menos risco de desenvolver demência.

E mais: só de pensar em sexo, você pode ficar mais inteligente. Uma pesquisa realizada na Universidade de Amsterdã, na Holanda, constatou que imaginar sacanagem estimula áreas do cérebro que deixam a percepção mais aguçada, favorecendo o raciocínio.

2 - Alivia a dor de cabeça

Imagem
Imagem: iStock

De acordo com cientistas da Universidade de Münster, na Alemanha, o sexo pode ser um analgésico natural para a enxaqueca e a cefaleia. Em 2013, eles reuniram dados de 400 pessoas com um dos dois tipos de dor e que estavam em tratamento por, pelo menos, dois anos.

Mais da metade dos pacientes com enxaqueca que fizeram sexo durante uma crise sentiram uma redução significativa nos sintomas. Segundo o estudo, um em cada cinco pacientes ficou livre de dor no final da transa.

Uma das hipóteses para a melhora é que, durante o sexo, o organismo libera endorfinas, hormônios que agem no sistema nervoso central e que são responsáveis pelo prazer.

3 - Rejuvenesce

Em vez de gastar com cremes, transe mais. O conselho é do psicólogo David Week, do Royal Edinburgh Hospital, no Reino Unido. Durante dez anos, ele fez perguntas a pacientes de todas as faixas etárias sobre vida sexual. Ele concluiu que os de maior "atividade" pareciam ser entre cinco e sete anos mais jovens dos que os demais.

Continua após a publicidade

4 - Combate o estresse e o mau humor

Imagem
Imagem: iStock

De acordo com um estudo escocês publicado na revista "Biological Psychology", durante o sexo, os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, têm atividade reduzida. E como a revigorante sensação de bem-estar proporcionada pelo orgasmo pode durar até o dia seguinte, é fato que a irritação e o baixo astral vão para bem longe.

5 - Favorece o rendimento no trabalho

Segundo uma pesquisa publicada no "Journal of Management", em 2017, funcionários casados que transam à noite têm um desempenho melhor no trabalho no dia seguinte. E, conforme estudos de Keith Leavitt, especialista em comportamento e gestão organizacional da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, quem tem, pelo menos, um orgasmo por dia pode se tornar mais disposto a realizar suas tarefas com capricho, obtém melhores resultados no trabalho e fica propenso a subir na carreira.

6 - Ajuda a viver mais

Um estudo realizado no Reino Unido descobriu que homens que fazem sexo, ao menos, duas vezes por semana vivem mais do que aqueles que transam menos de uma vez por mês. Outra pesquisa, dessa vez realizada nos Estados Unidos, chegou a conclusões parecidas, enquanto um levantamento sueco com indivíduos com mais de 70 anos descobriu que aqueles que morreram antes de completar 75 anos tinham parado a vida sexual ainda jovens.

Continua após a publicidade

7 - Mantém a forma em dia

Imagem
Imagem: Reprodução

De acordo com um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, homens queimam cerca de cem calorias durante o sexo. As mulheres eliminam por volta de 70, em relações com cerca de 25 minutos de duração -preliminares inclusas. Segundo outras pesquisas do gênero, quanto mais selvagem for a transa, maior a perda calórica.

8 - Até o solitário tem benefícios!

Segundo Lauren Streicher, professora adjunta de obstetrícia e ginecologia da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, a prática da masturbação é uma aliada e tanto da saúde feminina. Ela alivia o estresse, diminui a insônia, eleva a libido, previne a incontinência urinária, ameniza cólicas menstruais, melhora o humor e aumenta a autoestima e a consciência corporal.

Já nos homens que se masturbam com regularidade, o sistema imunológico funciona melhor, segundo a publicação científica "Sexual and Relationship Therapy".

Continua após a publicidade

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes