Topo

Novidades de beleza

Conheça tratamentos que limpam profundamente o couro cabeludo das cacheadas

Lucy Ramos - Reprodução/Instagram
Lucy Ramos Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

07/02/2018 04h00

No últimos dois anos, segundo o Google, o interesse por cabelos afro aumentou 309% no Brasil, com a busca por cachos superando cabelos lisos de maneira inédita. Com tantas brasileiras assumindo suas ondas e texturas, também cresce a troca de experiências sobre o tema nas redes sociais. Um exemplo é a hashtag “Segundas Cacheadas”, idealizada pela atriz Lucy Ramos, que traz depoimentos de como assumir a beleza natural e passar pela transição capilar.

Mas é preciso cautela na hora de cuidar dos cachos e continuar com o couro cabeludo equilibrado. E é sob o viés da saúde que a especialista e criadora do espaço Hair Concept, Roberta Gomes, alerta para o aumento dos casos de couro cabeludo sensibilizado nas meninas que fazem parte desta “revolução dos cachos”.

Veja também

Evite óleos culinários

Com as técnicas low  poo no poo, que priorizam o uso de produtos com menos química, muitas meninas têm deixado o couro cabeludo muito oleoso e apresentado problemas, de acordo com Roberta. "O uso de óleos caseiros, que não têm finalidade cosmética, também é muito prejudicial, pois bloqueia a área e deixa os cabelos com peso. Óleo de coco faz mal, assim como o mel,” enumera.

Ela informa, ainda, que receitas feitas com esses e outros ingredientes culinários não têm peso molecular adequado para a absorção dos fios e não oferecem nenhum benefício: “O recomendado é usar máscara de qualidade mensalmente e não abusar do leave-in”, afirma, salientando que o excesso de produto sem enxágue pode obstruir a região, que já é bastante sensível.

Lucy Ramos já esteve no espaço da especialista e conta o que sentiu durante o processo: “Eu gostei muito do tratamento personalizado oferecido ali, pois aprendi a entender mais a fundo o meu cabelo. Eu nunca tinha feito uma análise técnica dele”, comenta.

Dormir com fios úmidos? Nem pensar!

Outro problema recorrente para meninas com cabelo afro é dormir com os fios ainda úmidos, principalmente no verão, o que é totalmente desaconselhado por dermatologistas. “Esse é um hábito que compromete a saúde capilar. Os fios úmidos ficam frágeis e quebram mais em contato com o travesseiro. Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar”, explica Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Tente essa receita caseira aprovada por expert

Se você adora uma receita caseira, Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do Spa Dios, dá uma que é nutritiva e tem aval de expert: “Misture de duas a três colheres de sopa de creme de tratamento com uma clara de ovo até obter uma mistura homogênea. A quantidade de creme pode variar conforme o comprimento dos fios. Aplique nos fios secos e deixe agir por 20 minutos”, ensina.

Tratamentos para cacheadas:

Defrizante - Spa Dios

Resultados esperados: Cabelos mais hidratados e disciplinados e couro cabeludo leve e calmo.
Duração: Uma hora e meia
Quantidade de sessões: De acordo com o aspecto do fio
Contraindicação: Não há. Apenas informar caso tenha alergias e sensibilidades
Manutenção: Semanal
Valor da sessão: R$ 340

Análise e Tratamento do Couro Cabeludo e Fios Hair Concept

Resultados esperados: Frescor e leveza no couro cabeludo e fios mais brilhantes e saudáveis
Duração: Uma hora e meia
Quantidade de sessões: Quatro
Contraindicação: Não há. Apenas informar caso tenha alergias e sensibilidades
Manutenção: Semanal
Valor da sessão: R$ 400

Novidades de beleza