Casa e decoração

Guia da faxina com vinagre: onde usar e não usar o produto

Getty Images
O vinagre é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração para o UOL

05/02/2018 04h00

O vinagre tem qualidades muito bem-vindas na hora da faxina: é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante. Também é uma alternativa certeira para quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. Um verdadeiro coringa, mas que, se usado de forma errada, pode provocar estragos, já que desgasta certos materiais.

“Para a limpeza, o vinagre de álcool é o mais utilizado por ser um pouco mais concentrado e transparente, o que evita manchas”, explica Luciano Puga, engenheiro químico e professor do Colégio Eniac, em São Paulo.

A seguir, veja onde o produto funciona e de onde deve passar longe.

Mármore: passar longe!

O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. “O ácido acético do vinagre reage com o calcário do mármore, que é rico em carbonato de cálcio, formando um sal mais solúvel (acetato de cálcio), gás carbônico e água. É essa reação que causa manchas e o desgaste do material”, afirma Luciano Puga.

Como limpar: em vez de vinagre, faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado --e torcido-- e seque”, sugere o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva.

Veja também:

Monitores e telas: bem-vindo

Graças à ação desengordurante do ácido acético presente no vinagre, a superfície fica bem limpa.

Como limpar: “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, fala a personal organizer Luísa Gabriela Monte.

Piso de porcelanato: passar longe!

O vinagre nesse tipo de piso pode causar manchas e tirar o brilho.

Como limpar: água e sabão neutro são os melhores aliados dessa limpeza. “Na dúvida, siga as instruções do fabricante do porcelanato. O SAC das empresas costuma estar preparado para tirar essa dúvida”, diz a personal organizer Silvina Villena.

Madeira sem brilho: bem-vindo

O vinagre é ótimo para retirar o cheiro de mofo.

Como limpar: para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, fala Pedro Henrique Araújo da Silva.

Madeira envernizada ou encerada: passar longe

O vinagre não é apropriado para revestimentos com verniz ou cera, porque danifica a textura dos materiais.

Como limpar: para retirar o pó, um pano seco de microfibra é suficiente. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.

Tecidos: bem-vindo

O vinagre funciona como branqueador, tira manchas difíceis (amareladas, de suor, secas de café…) e preserva as cores do tecido. Além de roupas, estofados também se beneficiam muito com o vinagre, que tem ação bactericida. Mas evite aplicar em tecidos delicados.

Como limpar: para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, porém, não exposto diretamente à luz do sol.

Mais utilidades do vinagre:

- Ajuda a desengordurar o fogão;
- Pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas;
- Ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa;
- Acaba com outros odores, como o de cigarro;
- Ativa o brilho em cristais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo