menu
Topo

Casa e decoração

Guia da faxina com vinagre: onde usar e não usar o produto

Getty Images
O vinagre é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração para o UOL

05/02/2018 04h00

O vinagre tem qualidades muito bem-vindas na hora da faxina: é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante. Também é uma alternativa certeira para quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. Um verdadeiro coringa, mas que, se usado de forma errada, pode provocar estragos, já que desgasta certos materiais.

“Para a limpeza, o vinagre de álcool é o mais utilizado por ser um pouco mais concentrado e transparente, o que evita manchas”, explica Luciano Puga, engenheiro químico e professor do Colégio Eniac, em São Paulo.

A seguir, veja onde o produto funciona e de onde deve passar longe.

Mármore: passar longe!

O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. “O ácido acético do vinagre reage com o calcário do mármore, que é rico em carbonato de cálcio, formando um sal mais solúvel (acetato de cálcio), gás carbônico e água. É essa reação que causa manchas e o desgaste do material”, afirma Luciano Puga.

Como limpar: em vez de vinagre, faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado --e torcido-- e seque”, sugere o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva.

Veja também:

Monitores e telas: bem-vindo

Graças à ação desengordurante do ácido acético presente no vinagre, a superfície fica bem limpa.

Como limpar: “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, fala a personal organizer Luísa Gabriela Monte.

Piso de porcelanato: passar longe!

O vinagre nesse tipo de piso pode causar manchas e tirar o brilho.

Como limpar: água e sabão neutro são os melhores aliados dessa limpeza. “Na dúvida, siga as instruções do fabricante do porcelanato. O SAC das empresas costuma estar preparado para tirar essa dúvida”, diz a personal organizer Silvina Villena.

Madeira sem brilho: bem-vindo

O vinagre é ótimo para retirar o cheiro de mofo.

Como limpar: para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, fala Pedro Henrique Araújo da Silva.

Madeira envernizada ou encerada: passar longe

O vinagre não é apropriado para revestimentos com verniz ou cera, porque danifica a textura dos materiais.

Como limpar: para retirar o pó, um pano seco de microfibra é suficiente. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.

Tecidos: bem-vindo

O vinagre funciona como branqueador, tira manchas difíceis (amareladas, de suor, secas de café…) e preserva as cores do tecido. Além de roupas, estofados também se beneficiam muito com o vinagre, que tem ação bactericida. Mas evite aplicar em tecidos delicados.

Como limpar: para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, porém, não exposto diretamente à luz do sol.

Mais utilidades do vinagre:

- Ajuda a desengordurar o fogão;
- Pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas;
- Ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa;
- Acaba com outros odores, como o de cigarro;
- Ativa o brilho em cristais.