Universa

A semana: médico abusador, vacinação da febre amarela, Lula e desemprego

Natacha Cortêz e Daniela Carasco

Do UOL

28/01/2018 04h00

Os acontecimentos, as pessoas e as iniciativas que tiveram destaque na última semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.

Ginastas depõem, e médico abusador é condenado

Getty Images
O ex-médico Larry Nassar foi condenado a 175 anos de cadeia após abusar de mais de 160 mulheres Imagem: Getty Images
Durante uma semana, aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos, o julgamento do maior escândalo da história do esporte mundial. O ex-médico da equipe de ginástica norte-americana Larry Nassar, 54, foi acusado de assédio sexual por cerca de 160 mulheres, incluindo as atletas campeãs olímpicas Simone Biles, Gabby Douglas, Aly Raisman e McKayla Maroney. Os abusos duraram mais de 20 anos. A primeira denúncia foi feita em 2016, mas o caso só veio à tona um ano depois, com a repercussão da campanha #MeToo, lançada nas redes sociais por atrizes e executivas de Hollywood. Ao fim dos testemunhos, ele foi condenado a 175 anos de prisão. "Acabei de assinar sua sentença de morte", disse a juíza Rosemarie Aquilina, ao impor a pena.

Polêmica no "BBB": selinho entre pai e filha é natural?

Reprodução/TV Globo
Ayrton e a filha, Ana Clara, lavam a louça na casa do "Big Brother Brasil 18" Imagem: Reprodução/TV Globo
Absurdo para uns e gesto de carinho para outros, dar selinho nos filhos está longe de ser unanimidade entre os brasileiros. E isso ficou claro com a estreia do "Big Brother Brasil 18" (Globo), que confinou pela primeira vez uma família na tal casa mais vigiada do país. A troca de beijos entre Ayrton, o pai, e Ana Clara Lima, a filha, gerou tanta polêmica nas redes sociais, que a emissora decidiu reuni-los para uma conversa reservada. A verdade é que o tema divide até especialistas. Enquanto o antropólogo Danrrell Champlin considera o beijo nessas condições um hábito cultural, a psicóloga Luciana Rocha não o vê com bons olhos.

Está aberta a temporada de vacinação contra a febre amarela

Após longas filas de procura, a Prefeitura de São Paulo deu início, na quinta-feira (25), à campanha de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é imunizar a população de 16 distritos, priorizando as zonas leste e sul, onde agentes de saúde têm distribuído senhas, de casa em casa. Para conseguir atender o maior número de pessoas, as doses oferecidas são fracionadas, e não inteiras. A mesma ação teve início em 15 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Veja onde tomar!

Mulher exemplar

Divulgação
Gal Gadot como a Mulher-Maravilha em "Liga da Justiça" Imagem: Divulgação
A sequência do longa-metragem "Mulher Maravilha" será o primeiro filme a adotar as regras do Sindicato dos Produtores para evitar casos de assédio sexual no cinema. Como resposta à onda de denúncias de assédio em Hollywood, as orientações incluem não criar um ambiente de trabalho hostil e não condicionar uma promoção ou benefício a avanços sexuais.

40 anos após Mickey, Minnie tem estrela na Calçada da Fama

REUTERS/Mario Anzuoni
Minnie Mouse ganha estrela na Calçada da Fama de Los Angeles Imagem: REUTERS/Mario Anzuoni
Quarenta anos depois do Mickey, Minnie Mouse está finalmente se juntando ao seu par na Calçada da Fama de Hollywood, onde a personagem dos desenhos recebeu uma estrela na segunda-feira (22). Minnie foi imortalizada com a 2.627ª placa estrelada de bronze a adornar o lendário espaço. "Minnie Mouse é uma mulher dos tempos e seu status icônico a transforma em uma grande adição para nossa Calçada da Fama", disse Ana Martinez, produtora das cerimônias do ponto turístico de Los Angeles, em comunicado.

Brasil tem 249 crianças vivendo em presídios

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça mostrou esta semana que, além de 373 grávidas, vivem nos presídios brasileiros 249 crianças. De acordo com a legislação nacional, enquanto estiver amamentando, a mulher tem o direito de permanecer com os filhos na prisão. A ministra do STF (Superior Tribunal Federal) Carmen Lúcia descreveu a situação como de "absoluta indignidade" e pediu para que "nenhum brasileirinho nasça dentro de uma penitenciária". Para isso, as grávidas precisam ter o direito à prisão domiciliar cumprido.

Reprodução
Naomi Parker reproduz pose de gravura que inspirou Imagem: Reprodução
Morre, aos 96, americana que inspirou cartaz feminista

Uma bandana vermelha, o braço em pose de força e os dizeres “We Can Do It!” foram suficientes para marcar a presença da personagem Rosie the Riveter na Segunda Guerra Mundial e na história do feminismo. Ao longo de mais de 70 anos, muitas disseram ser a inspiração para a figura que representava a força das mulheres durante o conflito. Por anos, Geraldine Hoff Doyle foi considerada a verdadeira Rosie, mas a musa feminista foi mesmo Naomi Parker Fraley, que morreu, aos 96 anos, no sábado (20).

Lula: da condenação à pré-candidatura

Por unanimidade, na quarta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A pena imposta foi maior do que a sentenciada pelo juiz Sergio Moro, em primeira instância. Lula ainda pode recorrer. A decisão o coloca também na Lei da Ficha Limpa, que o impediria de disputar as próximas eleições. Tendo em vista, porém, os possíveis recursos, o PT aproveitou para lançá-lo, no dia seguinte do julgamento, como pré-candidato à Presidência da República.

Número de demissões supera o de vagas abertas

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil registrou mais demissões do que novos postos de trabalho. Só em 2017, foram fechados 20,8 mil vagas formais, ou seja, com carteira assinada, segundo informações do Ministério do Trabalho. As mulheres foram as mais atingidas. Esse corte fez o país fechar o ano com o volume mais baixo de empregos desde 2011.

CNH digital liberada!

Notícia boa para os esquecidos! A partir de fevereiro, os Detrans de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal vão disponibilizar a versão digital da CNH para todos os cidadãos habilitados. A consulta do documento eletrônico poderá ser feita por celulares e tablets por meio de um aplicativo gratuito e compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. A impressa seguirá sendo emitida e válida, mas poderá ser substituída pela digital em eventuais paradas policiais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo