Topo

Anne Heche conta que Harvey Weinstein a demitiu por ter resistido a assédio

Anne Heche - Getty Images
Anne Heche Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

25/01/2018 11h21

Anne Heche é mais uma das estrelas de Hollywood a dizer #MeToo — "eu também" — sobre os assédios de Harvey Weinstein.

A atriz de "Seis Dias, Sete Noites" e "Donnie Brasco" revelou ao podcast "Allegedly with Theon Vonn & Matthew Cole Weiss" que o executivo a demitiu da Miramax, uma das principais produtoras na indústria e fundada por ele, depois de ela ter resistido à violência.

Veja também

Anne relembrou que, no início de sua carreira, Harvey mostrou o pênis a ela durante uma reunião de trabalho entre os dois. Como ela se recusou a fazer sexo oral nele, acabou perdendo um filme para o qual já havia sido contratada.

"Eu não chupei o pênis de Harvey, apesar de ele tê-lo mostrado para mim, e saí da sala antes que pudesse haver qualquer contato físico", contou.

"O fato é: eu fui demitida de um trabalho para o qual eu havia sido contratada na Miramax. As repercussões de se defender são tão profundas quanto algumas das cicatrizes de mulheres que foram, infelizmente, fisicamente atingidas". 

Ela ainda disse que não denunciou o caso por medo de uma vingança do produtor. "Em primeiro lugar, você era ameaçada assim que passava pela porta. É por isso que cada uma de nós [sobreviventes das violências do produtor] tinha 19, 20, 21 ou 22 anos. Ele não ia atrás de mulheres de 40. Ele deu em cima de mim quando eu era jovem, vulnerável, assustada, amedrontada". 

"Estamos falando de meninas, jovens atrizes são vulneráveis. Muitas de nós veem de lares abusivos, não têm orientação, apoio dos pais. Certamente, não quer se aproximar do sócio dele para contar o que aconteceu. Você é seguida, ameaçada", explicou sobre as circunstâncias em que aconteciam os abusos do produtor.

"Se eu não tivesse sido abusada sexualmente quando era criança, não sei se teria tido a força de enfrentá-lo — e enfrentar a tantos outros. Não era apenas o Harvey, devo dizer. A frieza que eu mantinha em relação a todo mundo tentando se aproveitar de mim era enorme", concluiu.