Topo

Com véu e muito estilo: 7 garotas muçulmanas para seguir no Instagram

Ascia Al-Faraj  - @ascia
Ascia Al-Faraj Imagem: @ascia

Natacha Cortêz

Do UOL

23/01/2018 04h00

O hijab é um véu usado por mulheres muçulmanas para cobrir a cabeça, especialmente quando elas estão em ambientes públicos ou na frente de homens que não são da família. Na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irã, além de governos regionais em outros países, como na província Indonésia de Achém, a vestimenta, que carrega símbolos de recato para quem vê de fora, é obrigatória e sagrada para elas. 

Aqui, listamos sete garotas muçulmanas que estão quebrando os padrões quando o assunto é vestir o hijab. Elas misturam a peça com tendências de moda e acumulam milhares de seguidores no Instagram, por reunir tradição e estilo em looks super fashionistas. 

Veja também

Dina Torkia (@dinatokio)

Estilista, stylist e blogueira, Dina Torkia, egípcia radicada em Londres, tem mais de um milhão de seguidores só no Instagram. Ela também mantém um canal no YouTube, no qual posta vlogs diários e também fala de moda. 

Ascia Al-Faraj (@ascia)

Meio americana, meio árabe, Ascia, que vive no Kuwait e é mãe de dois garotinhos, é uma verdadeira celebridade das redes sociais. São mais de dois milhões de seguidores no Instagram e outros cem mil em seu canal no YouTube

 

Uma publicação compartilhada por Ascia (@ascia)

 

 

em

Melanie Elturk (@hautehijab)

Inspirada na moda ocidental dos anos 1940 e 1950, Melaine é o rosto por trás do “Haute Hijab”, o primeiro blog criado no mundo sobre moda para muçulmanas e que se tornou loja virtual da peça. 

Soha (@sohamt)

Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, Soha vive em Dubai e é criadora de uma marca de cílios postiços, a Soha Cosmetics, e uma marca de roupas, a Soha MT Collection. Em seus looks, ela mistura o hijab com roupas de "street style". Jaqueta de couro, pochete e tênis, por exemplo. 

Sabrina (@brinney_)

Vivendo em Seatle, nos Estados Unidos, Sabrina, que tem cerca de 35 mil seguidores no Instagram, é muçulmana e usa diariamente seu hijab, o que não a impede de construir looks fashionistas com o véu. 

Summer Albarcha (@summeralbarcha)

Albarcha ficou conhecida por conta do blog “Hipster Hijabis”. Como o próprio nome sugere, ela opta por usar o hijab. “Acredito que tenho tanto poder sobre as minhas escolhas de moda quanto uma pessoa que não é muçulmana. Já que tenho limitações em relação a algumas opções de roupa --como evitar usar shorts muito curtos--, estou aberta a trabalhar com a criatividade. Estou sempre pronta para novos desafios”, contou a blogueira à edição americana da revista "Marie Claire". 

Halima Aden (@kinglimaa)

Halima Aden ganhou atenção ao competir no concurso Miss Minnesota, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira concorrente a usar um hijab e um burquíni (traje de banho usado por muçulmanas). Nascida em um campo de refugiados no Quênia, ela agora trabalha como modelo e já foi capa da edição Arábia da "Vogue" (junho de 2017) e da revista "Allure" (julho de 2017), ambas usando o hijab. No Instagram, tem mais de 500 mil seguidores.