Topo

Você sente muito ciúme? Veja 5 coisas que seu par deve pensar de você

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

19/01/2018 04h00

Ciúme não é sinônimo de amor ou cuidado. Você é alvo desse sentimento? Ou sente por seu par? Então veja o que a pessoa que sofre com o ciúme alheio costuma pensar:

"O que eu fiz para você não confiar em mim?"

A pessoa já está entrando em desespero. A percepção sobre o relacionamento fica tão confusa que o alvo de ciúme toma a responsabilidade para si. Na maior parte das vezes, nenhuma atitude ou comportamento detonou as suspeitas. “As raízes do ciúme vêm das crenças do ciumento”, diz Naiara O. Mariotto, psicóloga pós-graduada em Sexologia. "Traições em relações anteriores, familiares ou de amizade, ter crescido em um ambiente de desconfianças, baixa autoestima são alguns dos fatores que podem ter produzido esse perfil ciumento", explica. O alvo não deve assumir a responsabilidade por isso, não se deixar contaminar, tornando-se também alguém inseguro e cheio de cobranças.

Veja também

“Meu par me enche tanto o saco que eu devia meter um chifre!"

Aqui a pessoa já se deu conta de que o problema provavelmente está no outro e não nela. É um pensamento que também sinaliza que a paciência com os ataques de ciúme do par está por um fio. O respeito também deixa de ser um valor essencial para o futuro da relação e a vontade de criar um motivo real para tanta briga surge como uma possível válvula de escape. O perigo: magoar o outro, a si mesmo e a terceiros. Se a sensação de sufocamento e controle vem permeando o romance, melhor terminar tudo antes de inventar mais problemas.

"Será que tanta desconfiança não é sinal de que meu par é infiel?"

Não é raro que as pessoas ciumentas, mesmo as que não se dão conta disso, tentem disfarçar a vontade que sentem de pular a cerca. O ciúme, nesse caso, é uma projeção de fantasias. Ele tenta impedir através do outro o que não quer admitir para si mesmo. “Só que muitas pessoas que se veem alvo de tanta cobrança acabam refletindo sobre isso e se perguntando: se eu não dou motivo, não seria um reflexo de algo que meu par fez ou quer fazer?”, diz Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental.

“O que eu deveria mudar para merecer mais confiança?"

Mudar na tentativa de aplacar o ciúme de alguém é um erro comum. Homens e mulheres deixam de falar com certos amigos, ir a determinados lugares e até mesmo a agir ou a se vestir do modo habitual para conquistar uma confiança que nunca terão. Por que? Os ciumentos não confiam neles mesmos. Em alguns casos, somente com ajuda profissional é possível aprender a lidar com tanta insegurança. Pensar dessa forma talvez seja um sinal de que você também necessita de apoio, já que pensa em assumir uma responsabilidade que não é sua.

"Tem uma coisa boa: tanto ciúme só pode ser amor verdadeiro!”

“Definitivamente, não”, responde Mara Lúcia Madureira, psicóloga especializada em terapia cognitivo-comportamental, de São José do Rio Preto (SP). “Essa é uma crença totalmente equivocada. Amar alguém significa ter carinho e cuidados que garantam o bem-estar. Não tem nada a ver com controle, acusações falsas, suspeitas ilógicas ou agressões. Por mais tentadora que a ideia de ser tão amado e irresistível aos olhos de alguém possa parecer, a questão gera sofrimento tanto para quem a sente, quanto para o alvo”, explica.