Topo

Obstetra ajuda mãe a dar à luz gêmeos apenas horas depois do próprio parto

A médica Hilary Conway com a filha recém-nascida no colo - Arquivo Pessoal
A médica Hilary Conway com a filha recém-nascida no colo Imagem: Arquivo Pessoal

do UOL, em São Paulo

08/01/2018 11h20

A médica americana Hilary Conway tem sido aplaudida por usuários das redes e pela imprensa internacional após dar um exemplo de sororidade e poder feminino: ela fez o parto de uma mãe — que teve gêmeos! — horas depois dar à luz a própria filha, Verna.

Veja também

Em 12 de dezembro, Hilary — que é ginecologista e obstetra na Yakima Valley Farm Workers Clinic, em Washington — se tornou mãe pela segunda vez no centro médico em que também é funcionária. Durante a noite, enquanto ela repousava, uma de suas pacientes, Katie Moss, lhe enviou uma mensagem de texto dizendo que estava em trabalho de parto.

"Katie era minha paciente há um ano [antes de engravidar] e é alguém com que me identifico. Acho que nós nos conectamos em vários níveis durante este período até que senti que era próxima dela o suficiente para dar a ela o número do meu celular, que é algo que não divulgo com frequência", explicou a médica à revista americana "People".

Ao visualizar a mensagem de Katie, Hilary deixou seu quarto e foi até as enfermeiras e perguntou se a paciente havia sido internada. A própria Katie, no entanto, não fazia ideia que Hilary tinha dado à luz e que estava logo ao lado.

"Foi só quando dei entrada no hospital e aguardava pelo anestesista que uma das enfermeiras me contou que eu estava no quarto ao lado da doutora. Eu não podia acreditar! Me senti mal por saber que ela tinha acabado de ter o bebê dela e torci para que minha mensagem e os meus gritos em meio às contrações não a acordassem", disse à publicação. 

Katie Moss com o marido e os filhos que teve apenas 14 horas depois de sua médica - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Katie Moss com o marido e os filhos que teve apenas 14 horas depois de sua médica
Imagem: Arquivo Pessoal

A esta altura, no entanto, Hilary já estava decidida a ajudar. "Fiquei muito triste de pensar que eu perderia o parto dela. Minha data prevista para o parto era de um mês antes do dela. Na nossa última consulta, nós duas comentamos que não gostávamos da ideia de não estarmos juntas neste momento".
 
Ela então amamentou a filha e passou para o quarto ao lado, assumindo o ultrassom. "Eu esperava vê-la no dia seguinte, mas nem tão cedo e tão disposta. Ela parecia totalmente normal, não era como se tivesse dado à luz há cerca de 12 horas". 
 
Os gêmeos da paciente chegaram ao mundo exatas 14 horas depois da filha de Hilary e todos os bebês são saudáveis.
 
"O fato de que eu ajudei Katie a trazer seus gêmeos ao mundo faz a experiência de ter dado à luz minha filha ainda mais especial, se é que isso é possível. Honestamente, o que fiz não é impressionante. O que é impressionante é como o timing deu certo e o apoio que recebi da minha parceira [de trabalho], a doutora Elizabeth Jacobson, das enfermeiras que cuidaram da Verna enquanto eu estava na sala de parto e a Katie, claro. Não podemos esquecer que ela teve dois bebês, o que é muito mais incrível", concluiu.