Topo

Tainá Müller: "Tive amigas que já foram estupradas, abusadas por tio”

Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro - Divulgação
Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

03/01/2018 12h42

No ar em "O Outro Lado do Paraíso" como Aura, que vive um relacionamento abusivo com Gael (Sergio Guizé), Tainá Müller conta que se viu familiarizada com a violência contra a mulher pela primeira vez aos 12 anos, quando presenciou a primeira briga entre um homem e uma mulher.

Veja também

Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro - Divulgação - Divulgação
Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro
Imagem: Divulgação

"Em um certo momento, resolvi chamar a polícia. Cheguei a pegar o telefone para ligar, mas meu pai me impediu, dizendo que não era para eu me meter”, afirma. “Um dia cheguei da escola e o marido tinha matado a mulher a marteladas”, disse à edição de janeiro da revista "Cosmopolitan".

Para Tainá, o machismo com o qual Aura sofre está presente em diversas esferas da sociedade. "A cultura machista é muito predominante. Essa brutalidade masculina os aprisiona também. Muitos homens têm essa atitude violenta para afirmarem sua masculinidade. O Gael, de certa forma, não deixa de ser vítima dessa cultura também”.

"Tive amigas que já foram estupradas, abusadas por tio. Isso é muito comum! É uma cultura que trata o homem como um selvagem. Como se ele fosse incapaz de controlar seus instintos sexuais", explica.

Criação feminista para o filho

Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro - Divulgação - Divulgação
Tainá Müller para a "Cosmopolitan" de janeiro
Imagem: Divulgação

Por isso, a atriz se preocupa em combater este comportamento violento dentro de casa, na educação do filho Martin, de 1 ano e 7 meses. "Vejo que desde cedo os meninos são instigados e cobrados a se afirmar pela violência, com lutinhas, com super-heróis. Não quero isso para ele".

"Também quero ensiná-lo a cuidar — porque em geral ensina-se a menina a cuidar e o menino a ser cuidado. Comprei um boneco desses “neném” pra ele e, na hora de comer, enquanto eu dou comida para o Martin, meu filho dá comida para o neném”, revela.