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Exagerar no doce, controlar tudo: 5 jeitos errados de lidar com a ansiedade

Getty Images
Mulher com crise de ansiedade Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração com o UOL

03/01/2018 04h00

A ansiedade é uma condição natural do ser humano e um mecanismo de defesa que nos deixa alertas quando nos sentimos ameaçados. Segundo especialistas, dependendo da maneira como tentamos nos livrar de uma crise de ansiedade, podemos até piorar o problema.

Veja os principais erros que cometemos nesta hora e as dicas para lidar com o problema:

1- Tentar ter o controle de tudo

É comum o desejo de ter o controle sobre tudo e todos. Assim, não somos pegos de surpresa e nem ficamos sem saber como agir frente a uma situação qualquer. Infelizmente, não funciona para tudo. Aceite.

Querer controlar o ambiente, as pessoas e as situações só aumenta ainda mais a nossa ansiedade. Gastamos uma energia enorme neste propósito, mas, em geral, as coisas nunca acontecem como esperamos por uma razão simples: ninguém tem poderes para prever o futuro.

Dica: canalize sua energia para agir racionalmente, analisando um problema de cada vez e coloque o foco no agora.

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2- Fingir que está tudo bem

Aquilo que te deixa ansioso demais não desaparece só porque decidiu não pensar mais naquilo. Ou pior: negar a sua existência. As questões mal resolvidas precisam ser revistas de forma clara.

Se for o seu caso, procure entender quais as situações que desencadeiam sua ansiedade e perceber como reage frente a elas: briga, fica irritado ou fica calado, negando-se a falar como se sente, por exemplo. Ao se conhecer melhor, você poderá ter um pouco mais de controle não sobre o mundo externo, mas sobre si mesmo, deixando que a ansiedade chegue na medida certa.

Dica: procure se manter consciente do que está sentindo. Avalie se a ameaça é real e se há alguma ação de emergência a ser tomada.

3- Querer segurança a qualquer custo

Se você tem medo de avião, não adianta procurar estatísticas que provem que é 550 vezes mais arriscado atravessar uma rua pacata do interior e não morrer atropelado do que pegar a ponte aérea entre Rio e São Paulo.

Essa estratégia é comum, pois queremos sempre encontrar respostas ou soluções definitivas para nos sentirmos seguros. Mas, quanto mais procuramos informações que nos acalmem, maior a nossa chance de encontrar outros motivos para nos preocuparmos, entrando numa roda-viva de emoções estressante. 

Dica: ao enfrentar as situações que você teme, o medo começa a diminuir depois de um tempo. O cérebro registra que nada de mau está acontecendo e que andar de avião é realmente seguro.

4- Analisar tudo muito a fundo

Muitas pessoas tentam se livrar da angústia causada pela ansiedade tentando analisar a situação por todos os ângulos para encontrar todas as respostas possíveis. Quando essa estratégia é usada da forma adequada e na dose certa, pode até ajudar. Porém, o que acontece é que muitos se fixam apenas nas respostas negativas e pessimistas, então, o isso-não-vai-dar-certo-de-jeito-nenhum que se torna pensamento automático. Novamente, o ciclo vicioso se instala: a ansiedade aumenta e com ela vem a paralisia, nos deixando incapazes de tomar decisões assertivas. Ou, então, nos atropela para agir, fazendo que encontremos apenas respostas inadequadas para resolvermos o problema que nos aflige. 

Dica: a terapia cognitiva comportamental é uma maneira eficaz de aprendermos a perceber e raciocinar assertivamente sobre o ambiente, os problemas e as soluções e assim lidar melhor com a ansiedade.

5- Comer doce em exagero

Comer uma barra inteira de chocolate cada vez que bate uma ansiedade louca é uma delícia para alguns. Mas é melhor não cair nessa. O açúcar é um grande vilão nos transtornos de ansiedade. Em curto prazo, o doce pode fazer você se sentir melhor, mas em longo prazo, em excesso, contribui para aumentar a ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.


Dica: pode comer chocolate sem susto, mas fracione a barra em pequenos pedaços. Coma devagar e sinta o prazer do sabor e da textura. Dois quadradinhos são suficientes para você se sentir menos ansioso e mais confiante para encontrar a solução que o preocupa.

FONTES: Miriam Farias, psicóloga e especialista em hipnose clínica. Luiz Francisco Jr., life coach e psicólogo. Rosalina Moura, psicóloga especialista em gerenciamento do estresse e diretora da Rumo Saudável. Elaine Di Sarno, psicóloga e neuropsicóloga. Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME). Paola Andrade Maia, psicóloga. Irma de Mello, psicóloga clínica.

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