Topo

Lições de autoestima dadas pelas famosas em 2017

Heloísa Noronha

Colaboração com o UOL

31/12/2017 04h00

Seja por seus posicionamentos firmes, por suas lutas profissionais ou pela superação das próprias barreiras, elas se destacaram ao mostrarem força, empoderamento e autoconfiança no ano que passou.

Veja também

 

Tatá Werneck: amor não tem idade

Tatá Werneck e Rafael Vitti no Prêmio Risadaria de Humor - Deividi Correa / AgNews - Deividi Correa / AgNews
Imagem: Deividi Correa / AgNews

Ao trocar declarações de amor via redes sociais com Rafael Vitti, 12 anos mais novo do que ela, a atriz e humorista conquistou (ainda mais) a simpatia e a torcida do público por admitir os próprios medos e preconceitos em relação à diferença de idade entre em um casal – principalmente, é claro, quando a mulher é a mais velha. Após superar as próprias barreiras, Tatá não tem poupado elogios ao namorado. “As pessoas não estão acostumadas com o amor dos outros”, escreveu no Instagram no dia do aniversário de Rafa.

Taís Araújo: o racismo existe, mas ninguém deveria se calar

tais araujo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Além de ter sido nomeada Defensora dos Direitos das Mulheres Negras pela ONU Mulheres Brasil e estrelado a lista de personalidades negras mais influentes do mundo no Mipad 100 (Most Influential People of Africa Descent), Taís fez uma palestra emocionante em agosto no evento TEDx São Paulo que viralizou e repercutiu no Brasil inteiro. Na pauta, as dificuldades que os negros desde a infância sofrem diariamente no Brasil.

Anitta: determinação e foco garantem uma carreira de sucesso

"Vai Malandra": Anitta volta às origens e faz a melhor música do seu projeto " Check Mate" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

2017 foi o ano de Anitta, que brilhou a cada passo dado rumo à carreira internacional tão sonhada. A forma com que conduz a carreira – ciente de cada estratégia e de cada centavo que cai na sua conta – a tornou um case de sucesso admirável. O clipe de “Vai Malandra”, seu último tiro, somou mais de 30 milhões de visualizações no YouTube em apenas três dias e causou comoção ao mostrar o bumbum real – com direito a celulite – da cantora. Quer gostem ou não, Anitta não vai parar tão cedo.

Viola Davis: siga o seu propósito

American Music Awards 2017 - Viola Davis - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante no início do ano, pelo papel de Rose Maxson em “Um limite entre nós”, a norte-americana fez um discurso emocionante e nem um pouco óbvio. Com uma retórica direta, Viola enalteceu ao mesmo tempo a beleza das histórias das pessoas comuns e do ofício de atriz e relembrou de maneira bem-humorada a trajetória que trilho para colocar merecidamente as mãos na estatueta dourada.

Ana Hickmann: haters e preconceituosos não passarão

Ana Hickmann - Raphael Castello/AgNews - Raphael Castello/AgNews
Imagem: Raphael Castello/AgNews

Ao se deparar no Instagram com comentários ofensivos destinados ao seu filho, Alexandre Jr., de apenas três anos, a apresentadora não se omitiu e devolveu a provocação à internauta. Tô aqui pra avisar a senhora Débora que lei existe pra quem é preconceituoso, violento, faz ameaça a vida e integridade física e moral do próximo", escreveu.

Rafa Brites: tudo bem mostrar o lado B da maternidade

rafa brites copie o look - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde que deu à luz Rocco, nascido em fevereiro, a repórter do “Video Show” tem usado as redes sociais para compartilhar suas experiências como mãe de primeira viagem. Longe dos posts glamourosos de muitas celebridades, Rafa opta por mostrar a vida como ela é: a loira já falou de suas dificuldades para amamentar, da sofrência de encerrar a licença-maternidade e deixar o bebê em casa, da inutilidade da inveja entre as mulheres, etc.

Vivian Amorim: ficar em 2º segundo lugar não é o fim do mundo

Vivian Amorim, 23 anos, foi a primeira participante do "BBB17" a ser anunciada pela Globo - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

Pelo contrário! No caso da advogada e ex-Miss Amazonas, ter conquistado o segundo lugar no “Big Brother Brasil 2017” teve mais sabor que o título de campeã. Dentro e fora da casa, Vivian angariou mais simpatia e sucesso profissional do que a primeira colocada, Emilly, e fez inúmeros trabalhos desde que o programa terminou. Além de boas parcerias, que lhe renderam viagens internacionais, ela montou um canal no YouTube e é presença garantida em vários eventos Brasil afora.

Karina Bacchi: meu corpo, minhas regras

Karina Bacchi comemora 41 anos e os dois meses do filho, Enrico - Reprodução/Instagram/karinabacchi - Reprodução/Instagram/karinabacchi
Imagem: Reprodução/Instagram/karinabacchi

Ao anunciar sua primeira gravidez, no início do ano, a modelo e blogueira fitness deixou muita gente boquiaberta. Primeiro, por sua idade: embora a medicina esteja avançada, ainda há preconceito e olhares tortos destinados a quem decide ser mãe depois dos 35 anos. E, depois, pela forma com que o bebê foi gerado: via inseminação artificial, de um doador internacional desconhecido, numa produção totalmente independente. Mais feliz do que nunca, Karina volta e meia exibe momentos de Enrico, quatro meses, em suas redes sociais.

Mariana Xavier: todo corpo feminino está “pronto para o verão”

Mariana Xavier é uma das participantes da nova temporada do "Dança dos Famosos" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Intérprete da hilária Marcelina, na franquia cinematográfica “Minha mãe é uma peça”, a atriz marcou presença esse ano na novela “A força do querer”, no filme “Gostosas, lindas & sexies” e no quadro “Dança dos famosos” do “Domingão do Faustão”. Porém, foram suas fotos de lingerie e de biquíni no Instagram que mais angariaram elogios. Gordinha, vaidosa e orgulhosa de suas curvas, Mariana ama o corpo que tem e usa o que a faz se sentir linda e à vontade.

Abigail Breslin: nunca é tarde para abrir o jogo sobre os traumas 

Abigail Breslin - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aos 21 anos, a protagonista do inesquecível “Pequena Miss Sunshine” compartilhou em abril no Instagram um texto sobre abuso em relacionamentos afetivos. Segundo o post, Abigail admitiu ter sido estuprada por um ex-namorado e afirmou que não o denunciou por vários motivos, como medo de não acreditarem nela, já que tinha uma relação estável, e receio da reação dos amigos e familiares. Ela ainda confessou sofrer de estresse pós-traumático e aconselhou seus seguidores a não se calarem diante de circunstâncias de abuso.

Andressa Urach: não permita que o passado defina quem você é

Imagem de Andressa Urach para coluna do Chico Barney - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Recentemente, a apresentadora da Rede Record anunciou que vai cursar a faculdade de Enfermagem e, assim, ajudar a salvar vidas. Ao comemorar a conquista, ela relembrou o período em que ficou internada devido à uma infecção causada por aplicações de hidrogel nas pernas e agradeceu aos profissionais que a atenderam na época. O curso sela uma nova fase na vida de Andressa, que relatou suas experiências com drogas e prostituição antes de virar evangélica no livro “Morri para viver” (2015).

Maisa Silva: assédio e constrangimento se pagam com firmeza

Maisa Silva no "Programa Silvio Santos" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Imagem: Reprodução/SBT

Com apenas 15 anos de idade, a atriz e apresentadora do SBT volta e meia causa furor na internet com suas opiniões fortes e sinceras. Em 2017, ao se ver alvo de brincadeiras machistas e inconvenientes de Silvio Santos, que queria armar um romance entre ela e o apresentador Dudu Camargo, Maisa não se calou. Não só afirmou que o garoto não fazia seu tipo, como ainda mandou para o dono do baú: “Não estou aqui para arranjar namorado. É um ultraje você me submter a uma situação dessa.”. Houve quem chamasse a menina de “grossa” nas redes sociais, mas muita gente se indignou com o caso e elogiou o posicionamento firme de Maisa.

Gloria Perez: nenhum fracasso dura para sempre

Glória Perez - Roberto Filho/Brazil News - Roberto Filho/Brazil News
Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Depois de amargar a rejeição de “Salve Jorge” (2012), cuja trama rocambolesca e fantasiosa desagradou público e críticos, a autora voltou à sua melhor forma em “A força do querer”, a novela que ficou na boca do povo em 2017. Com bons índices de audiência, histórias bem amarradas e um elenco afinado, o enredo abordou de maneira sensível temas pertinentes à realidade brasileira, como o tráfico de drogas, o preconceito e a transexualidade. A fórmula deu mais do que certo.