Topo

15 marcas famosas de batons passam por análise de chumbo. Veja resultado

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL

28/12/2017 14h14

Muito se fala sobre a concentração de chumbo na maquiagem, mais especificamente nos batons. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), são várias as mensagens de consumidores preocupados com o que representaria um enorme risco para a saúde e só uma análise poderia confirmar ou desmentir a informação.

Veja também

Foram selecionadas 15 marcas de batons de diferentes cores, tipos e procedência: Avon Ultra Color; Contém 1g Make-up; Dailus Pop Art; Jasmyne; MAC Matte Lipstick; Maybelline Colorsensational; Natura Faces; O Boticário Make B; Oceane Ale de Souza; Payot Colors Up; Quem disse, Berenice?; Revlon Colorburst; Sephora; Tracta HD, e Vult Make Up.

A boa notícia é que todas as marcas foram aprovadas. O teor de chumbo das amostras analisadas estava abaixo dos valores recomendados pelo regulamentador brasileiro, o que é considerado adequado e segue uma tendência mundial confirmada em outros estudos realizados em países como Estados Unidos e Japão.

Qual seria o risco?

Como o chumbo se acumula no corpo com o tempo, a dúvida que surge é se a aplicação frequente e diária de batons que contenham chumbo pode representar a exposição a níveis significativos da substância e, consequentemente, causar risco à saúde. Os critérios e a metodologia aplicados na análise foram previamente discutidos com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulamentador do produto, e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), na condição de representante do setor produtivo.

Detalhes do estudo

Os ensaios foram realizados em dois laboratórios: o Setor de Laboratório de Análise Inorgânica (Labin), da Divisão de Metrologia Química e Térmica, vinculada à Diretoria de Metrologia Científica e Tecnológica do Inmetro, localizado no Campus de Xerém (Duque de Caxias, RJ), e o Laboratório de Alimentos - Setor de Elementos Inorgânicos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS/Fiocruz, laboratório de referência da Anvisa para ensaios em cosméticos, localizado no Rio de Janeiro.