menu
Topo

Sexo

O que significa sonhar que está sendo traído ou fazendo sexo em público

iStock
Sonhos eróticos nem sempre têm significados literais Imagem: iStock

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

19/12/2017 04h00

Segundo a psicologia, os sonhos são manifestações do nosso inconsciente, por isso muitas vezes não têm lógica ou organização. Tudo o que surge neles são símbolos e não devem ser levados ao pé da letra, ainda mais porque o significado é individual e remete às experiências de cada um. Porém, há algumas interpretações que apontam certos caminhos -- ainda mais em relação aos sonhos ruins envolvendo o sexo -- para cada pessoa analisar e refletir sobre o que aquilo quer apontar. Eis os exemplos mais comuns:

Sonhar que está sendo traído

Do ponto de vista psicológico, o sonho não está ligado a premonições. Enquanto manifestações do inconsciente, pesadelos com infidelidades podem acontecer devido ao fato de você ter escutado ou lido alguma história sobre isso. Seu inconsciente bagunçou tudo e mandou essa informação. Ou, ainda, revelar o óbvio: você tem medo de ser vítima de traição. E não só amorosa, mas profissional, financeira, envolvendo disputa de poder etc. Esse pesadelo traz à tona o medo de que algo fuja do nosso controle porque alguém está nos traindo e o receio de não poder controlar as coisas ao nosso redor.

Veja também

Sonhar que está fazendo sexo com alguém que odeia

Não, você não sente tesão incubado por esse ser. Esse pesadelo provavelmente aponta que você não tem tido uma boa relação com a pessoa. É provável que até esteja tentando melhorar o relacionamento, mas isso vem machucando demais. Ou seja: a situação de precisar suportar algo que fere é projetada na transa. Sonhar que transamos com quem não nos damos bem pode significar a busca de diminuir as tensões e encontrar outros caminhos para administrar o relacionamento

Sonhar com sexo forçado

Pode sugerir que você vem se sentindo invadido e que algo na sua vida está ultrapassando os seus limites. A questão é tentar descobrir o que -- ou quem -- faz você se sentir assim e começar a colocar novas barreiras. Outra interpretação é que no pesadelo o estuprador nos força a fazer algo que gostaríamos de fazer, mas não nos permitimos: no entanto, como foi ele o responsável, nos livramos em parte da culpa e da responsabilidade pelo ato. E ainda pode ser uma representação do medo de sermos forçados a fazer algo que nos desagrada.

Sonhar que está fazendo sexo em local público

Refere-se ao medo ou à imposição de ter a intimidade exposta no trabalho, em família, entre amigos etc. Não especificamente em assuntos ligados ao sexo, mas sobre qualquer coisa considerada particular. Para muitas pessoas, porém, sonhar que transa na frente dos outros revela a necessidade de não precisar cumprir regras sociais e de desfrutar maior liberdade, ainda que invadindo os limites dos demais.

Sonhar que faz parte de uma orgia

Se, no dia a dia, uma pessoa tem preocupações que não consegue administrar ou lidar, essas informações ficam entulhadas, aguardando na fila para serem debatidas, organizadas. Se não o forem, ainda assim, durante o sono, precisam ser retiradas do espaço mental. O sonho fará isso, dando algum sentido ao acumulado de informações. No caso da orgia, quem tem esse tipo de pesadelo pode se sentir perdido no meio de muitas pessoas, sendo “sugada” e sem a possibilidade de encontrar a saída da situação. Mas também pode sinalizar que a vontade de se livrar de regras sociais e de buscar novas expressões sexuais, nem sempre possíveis na realidade cotidiana.

 

Fontes: Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra especializado em sexualidade, de Porto Alegre (RS); Oswaldo Martins Rodrigues Jr., psicólogo, terapeuta sexual e diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade Humana), e Yuri Busin, psicólogo e diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio), de São Paulo (SP).

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!