Topo

10 dicas para mudar de casa ou apartamento sem dor de cabeça

A "caixa da primeira noite" é uma espécie de kit de sobrevivência para a primeira noite na casa nova - Getty Images
A "caixa da primeira noite" é uma espécie de kit de sobrevivência para a primeira noite na casa nova Imagem: Getty Images

Adriana Nogueira

Do UOL

16/12/2017 04h00

Mudar de casa (ou de apartamento) traz uma sensação de renovação, mas dá uma trabalheira danada. O processo pode ser um pouco mais simples com planejamento e algumas dicas estratégicas. Veja a seguir o que fala a arquiteta, designer de interiores e personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer, a personal organizer Talita Melo, da Kiiro – Organiza e Simplifica, e Hans Scholl, cofundador e CEO da MetroFit, empresa de autoarmazenamento.

Leia também:

Organize sua geladeira e não deixe mais os alimentos estragarem à toa

10 dicas para não surtar (nem ficar doente!) ao morar na casa em obras

Ultravioleta: 24 peças e inspirações para decorar a casa com a cor de 2018

Asse um bolo e outras 4 dicas para vendar ou alugar mais rápido


1 – Verifique as medidas dos móveis

Tanto para sair do endereço antigo quanto para chegar no novo, é preciso avaliar se os itens que serão transportados cabem em elevadores ou escadas. Não pensar nisso pode significar ter de contratar uma empresa de içamento às pressas. Além do transporte, é preciso avaliar se a casa nova comporta os móveis que você pretende levar.

2 – Embale com antecedência

Pelo menos 15 dias antes da data da mudança, é hora de começar a embalar roupas e objetos. Comece o processo por itens que costuma usar pouco, como louças para ocasiões especiais. Antes de encaixotar, avalie: você usa mesmo aquilo? Está em perfeito estado? Essa é a hora de ou encaminhar para a doação ou para o conserto. Identifique as caixas com o nome do cômodo ao qual ela pertence e o que contém. Exemplo: quarto das crianças – brinquedos.

3 – Proteja as roupas

Normalmente, as caixas utilizadas em mudanças são aquelas de supermercado, ou seja, certamente estarão sujas. Por isso, vale colocar as roupas pessoais e as de cama e mesa dentro de sacos plásticos antes de colocar nas embalagens. Se puder alugar ou pegar emprestado araras, elas facilitam o transporte das roupas em cabides. Basta tirar do guarda-roupa na casa de origem, protegê-las com plástico (para que as peças não sujem no trajeto) e colocar direto no armário da casa nova.

4 – Atenção com os eletrodomésticos

Antes de embalar os aparelhos, retire todas as partes removíveis e utilize fita adesiva ou cordas para fixar as partes que podem se soltar. Proteja com plástico bolha (muitas voltas) as TVs e outros equipamentos delicados.

5 – Não deixe as caixas vazias

Preencha os espaços dentro das caixas com papel kraft ou jornal, assim você evita que os objetos se movimentem dentro delas e se danifiquem, durante o transporte.

6 – Planeje o dia “D”

No caso de apartamentos, antes de marcar a data da mudança, verifique as regras do prédio. Há condomínios que só permitem uma mudança por dia, outros que têm dias determinados para sair e receber mudanças. É importante também checar onde o caminhão da mudança pode estacionar na casa antiga e na nova. Não esqueça ainda de verificar se há feira livre na nova rua.

7 – Avalie quem vai transportar a mudança

Nesse mercado, há preços para todos os bolsos, mas cuidado ao escolher. Questione se a empresa tem condições de desmontar e remontar os móveis e como vai embalá-los ou protegê-los durante o trajeto. Colchões rasgados, sofás sujos e geladeiras amassadas custam caro para serem reparados.

8 - Atualize seu endereço

Alguns dias antes da mudança, entre em contato com as companhias responsáveis pelos serviços de internet, celular, TV a cabo, bancos, entre outros, e informe a transferência de endereço.

9 – Não envolva crianças nem animais

Um dia antes da mudança, no próprio dia e no seguinte, é bom deixar as crianças e animais domésticos longe tanto da casa nova quanto da antiga. Peça ajuda de familiares ou de amigos para ficarem com seu filho pequeno ou com seu animal de estimação (ou os dois).

10 -  Faça a caixa da primeira noite

Depois de um dia de trabalho intenso levando as coisas da casa antiga para a nova, o que você mais quer é comer e descansar. Mas como se o gás ainda não foi ligado? Mas cadê os lençóis e o pijama? Por isso, é importante você montar “a caixa da primeira noite”, com uma espécie de kit de sobrevivência: lençol, travesseiro, pijama, uma ou duas trocas de roupa, água e comidinhas que dispensem fogo e refrigeração. Lembre-se: a geladeira vai precisar ficar, pelo menos, seis horas desligada, antes de ser religada no novo endereço.