menu
Topo

Universa

"O que é sororidade?" bomba em 2017 e, se você não entendeu, explicamos

Reprodução/TV Globo
Emilly é consolada pelas finalistas do "BBB17" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL

13/12/2017 11h05

O Google revela que entre as buscas no Brasil, que começam com "o que é....", "sororidade" aparece em 5º lugar em 2017 - atrás de pangolim, Sararah, TBT e ábaco. Se você ainda não "deu o google" e quer saber a importância desta palavra, exemplos não faltam.

Reprodução/Google
Imagem: Reprodução/Google

Veja também

Ainda no começo do ano, em plena transmissão do "Big Brother Brasil 17", a união das mulheres chamou atenção do país. Após a expulsão de Marcos, Emilly e sem se enxergar como vítima de uma relação abusiva, a participante não entendeu por que o namorado havia sido afastado. Ieda e Vivian, as outras duas integrantes do reality, trataram de mostrar apoio e consolaram Emilly. A partir disso, o termo “sororidade” pipocou nas redes sociais.

"Sororidade quer dizer união entre as mulheres. Equivale à fraternidade, que é união entre os homens, esse amor fraternal. Mas no dicionário uma palavra que signifique união e afeto entre mulheres não existe", explicou Darlane Andrade, psicóloga e pesquisadora de estudos de gênero na Universidade Federal da Bahia, na época ao UOL.

Mobilização de famosas

Outros casos ao longo de 2017 cravaram a palavrinha nas buscas e nas atitudes. Famosas como a atriz Yanna Lavigne, o apoio de atrizes globais contra assédios sexuais – mais especificamente o caso do ator Zé Mayer –, as denúncias de abusos em Hollywood e o movimento #MeToo fizeram a sororidade ganhar as notícias diárias e a reflexão de muitas mulheres.

Reprodução/TV Globo
Atrizes da Globo falam no "Vídeo Show" sobre campanha contra assédio após polêmica com Zé Mayer Imagem: Reprodução/TV Globo

Mais recentemente, a atriz Maria Casadevall deu um exemplo de sororidade após a publicação de uma notícia, falsa segundo a atriz, de que ela teria se irritado em um salão de beleza ao ser confundida com a colega Marjorie Estiano e escreveu um verdadeiro bilhete de amor á colega.

Feminismo nas cabeças

Outra palavra que ganhou os noticiários foi feminismo. Nesta terça (12), foi revelado que um dos principais dicionários dos Estados Unidos, o Merriam-Webster, escolheu esta como a palavra do ano por ter sido uma das mais buscadas durante o período.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa