Topo

Mulher acusa companhia aérea de retirá-la de voo por estar amamentando

A amamentação ainda encontra resistência em ambientes públicos - Getty Images
A amamentação ainda encontra resistência em ambientes públicos Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

13/12/2017 11h29

A americana Mei Rui foi retirada de um voo da companhia Spirit Airlines na última sexta, dia 8, por amamentar seu filho de 2 anos. A pianista e pesquisadora sobre o câncer voaria de Houston para Nova York, onde participaria de uma convenção sobre a doença.

Veja também

Mei disse à emissora de tevê KHOU, afiliada da CBS, que os comissários pediram que ela parasse de amamentar e colocasse o bebê em seu assento. Ela então teria pedido alguns minutos a mais com ele no colo para que o movimento brusco não acordasse a criança. "Eu disse que o colocaria no assento assim que as portas do avião fechassem".

Mas os funcionários foram irredutíveis: chamaram a polícia e retiraram a mãe, seus pais idosos e seu filho do avião. "Você não trata as pessoas assim. Ele estava fazendo barulhos altos, mas isso não é crime. Foi humilhante ser 'caçada' e retirada do avião em frente a centenas de pessoas. Nunca tínhamos passado por algo assim". Mei filmou os minutos finais da discussão, assista:

A companhia aérea fez um comunicado à imprensa dizendo que apoia a atitude dos seus funcionários envolvidos no acidente. "Nossos registros indicam que uma passageira foi removida do voo 712 após se recusar a seguir as instruções dos comissários diversas vezes durante o táxi do avião e durante as instruções de segurança", afirmaram.

"Para proteger a segurança de nossos passageiros e tripulação, as regulamentações da FAA [Federal Aviation Administration, órgão responsável pela aviação no país] e da companhia exigem que todos os passageiros estejam sentados e afivelados durante a decolagem e aterrissagem". 

A mãe recebeu um reembolso pela passagem perdida, mas diz que não vai voar novamente com a companhia. "Não somos criminosos, não procuramos problemas. Somos dois idosos, um bebê e sua mãe — por que nos tratar desta maneira?", questionou.