Topo

Bodas de prata: 10 dicas para organizar uma festa gastando pouco

Bodas de Prata com economia; saiba mais - Getty Images
Bodas de Prata com economia; saiba mais Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

05/12/2017 04h00

Completar 25 anos de casamento pede uma festona. Mesmo se vocês não enriqueceram neste um quarto de século e a conta bancária anda sempre na corda bamba, não é preciso desistir da ideia. Há várias maneiras de organizar uma animada comemoração de Bodas de Prata sem se afundar em dívidas.

Veja dicas para reduzir os gastos ao máximo:

Veja também

Convide só pessoas próximas

Ao montar a lista de convidados, convide apenas as pessoas próximas, importantes para o casal e que fizeram diferença nos 25 anos de história a dois. Além disso, celebração intimista está em alta e vocês podem tirar proveito do modismo. Outra coisa: dependendo do relacionamento familiar, vocês nem são obrigados a convidar parentes não tão chegados -- filhos dos primos, por exemplo. 

Reserve tudo com antecedência

Há quem prefira uma celebração inicial na igreja. Mas se o casal não fizer questão, pode optar por uma cerimônia no mesmo local da festa, o que reduz gastos de aluguel e decoração. Nos dois casos, porém, uma regra é certa: reserve os lugares com bastante antecedência, de pelo menos um ano. Assim, haverá mais opções disponíveis, preços melhores e a possibilidade de pagar o aluguel antes da festa.

Almoço, jantar ou churrasco organizado pela família são boas opções

A comemoração, aliás, não precisa ser de arromba. Tudo bem o casal optar por um encontro no salão de festas do prédio, almoço ou jantar organizado pela família ou até um churrasco. Opte pelo serviço americano. Assim, cada um se serve e não é preciso contratar pessoas para atender os convidados. Para quem prefere uma celebração mais tradicional, com igreja e festa separadas, aposte em coquetel com opções de finger food em vez de refeição completa. Sai mais barato e é bem mais prático. 
 

Não gaste com convites impressos 

O convite não precisa ser cheio de pompa e circunstância. Em tempos de economia, vale ser feito pessoalmente, pelo telefone ou por meio de aplicativos. Se não abre mão dele, uma alternativa é investir em algo manuscrito, sinônimo de capricho e personalização -- e gasto zero com gráfica. Escolha o papel couché, que é mais barato e atende superbem.
 

Prefira flores de época

Para a decoração, as cores branco e prata são as mais utilizadas nas Bodas de Prata. Ao lado delas, flores são sempre bem-vindas e, dependendo da época do ano, podem sair com custo ótimo. De janeiro à primeira quinzena de abril, por exemplo, há boa variedade e os custos costumam ser 30% abaixo do normal. Perto do Dia das Mães, porém, os preços dobram. Se possível, descarte também a comemoração de setembro a dezembro, época com muitos casamentos e, por isso, comércio de flores inflacionado. Sempre compre opções da época ou disponíveis o ano todo -- rosas, lírios, orquídeas, margaridas e mosquitinho são algumas delas.
 

Decore com fotos

Traga para o ambiente lembranças boas do casal. Uma sugestão é resgatar fotos tiradas durante os 25 anos -- o primeiro Natal, o nascimento dos filhos, uma viagem inesquecível etc. Depois é só montar um painel com as fotografias, decorado com fitas de cetim brancas e prateadas.

Deixe bebidas mais caras apenas para a hora do brinde

Comemoração pede brindes, independente do tamanho da festa. Se a ideia é não gastar muito, opte por bebidas com valores mais acessíveis, como água, refrigerante, sucos e cervejas -- e vinho ou champanhe para a hora especial. Alternativa diferente é montar um bar de caipirinhas, sempre bastante requisitado, com custo não tão elevado. Se fizer questão de destilados, procure por casas especializadas que aceitem contratos em consignação -- ou seja, o que não for consumido é devolvido para a empresa.

Nada de exagero: encomende a quantidade certa de doces por pessoa 

Bolo e docinhos não podem faltar. O segredo é não exagerar e encomendar só o necessário. Calcule uma média de 100 gramas de bolo por pessoa. Se a festa for mais informal e houver outros tipos de sobremesa, a quantidade cai para 80 ou mesmo 60 gramas por pessoa. Para docinhos, contabilize 3 unidades por convidado. Se forem a única alternativa de sobremesa, considere 6 unidades para cada um presente.
 

Contrate um DJ ou chame amigos para tocar

Para animar a festa, o mais em conta é sempre contratar um DJ. Alguém na família ou amigos toca em uma banda? Bem conversado, pode sair de graça ou com preço bastante reduzido.

Invista em lembrancinhas baratas e criativas ao mesmo tempo

Quem entregar um pequeno mimo para as pessoas que compareceram à comemoração? Opte por lembrancinhas que contenham uma foto do casal no dia do casamento, 25 anos atrás, e uma atual, ou um mosaico com várias imagens. Um ímã feito de azulejo, com mensagem positiva e uma foto do casal, também é opção em conta e que costuma agradar bastante.

 

Fontes: Betta Lima, especialista em organização de eventos e proprietária da Betta Lima Eventos; Cris Goulart, empresária do Altas Ideias; Ingrid Andrade, cerimonialista da empresa Meana Events; Júnior Donatto, cerimonialista da Júnior Donatto Assessoria e Eventos.