Topo

'Nem sempre fazer nada é sinônimo de calma': Marina Ruy Barbosa lança livro

Divulgação/Marcelo Tabach
Imagem: Divulgação/Marcelo Tabach

Por Marcos Candido

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 16h33

Marina Ruy Barbosa lança neste domingo (3), em São Paulo, o livro “Inspirações - uma seleção afetiva de reflexões e poemas”. A obra reúne poemas de Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mario Quintana, Paulo Leminski e Vinicius de Moraes que dividem o espaço com anotações sobre o amor e a vida feitas pela própria atriz.

“O ‘Inspirações’ é um livro bem romântico. Os poemas falam de amor, retratam o amor”, diz Marina ao UOL. O desejo por reunir os textos começou há dois anos, quando ela começou a recomendar leituras a seus mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.

Veja também

Marina Ruy Barbosa - Marcelo Tabach/Divulgação - Marcelo Tabach/Divulgação
Imagem: Marcelo Tabach/Divulgação

Livro chega em fase agitada

O livro, com uma pegada introspectiva, chega às livrarias em um momento em que o nome de Marina não para de estampar manchetes. Em outubro, a atriz se casou em uma badalada cerimônia em Campinas. Seu nome também foi confirmado no elenco de Deus Salve o Rei, próxima da novela das 7 da rede Globo.

“A cabeça da gente vive cheia, acelerada de informações, desejos, ansiedades. Nem sempre o fazer nada é sinônimo de calmaria”, confessa. “Claro, a cabeça fervilha, mas a leitura permite uma conexão com aquele texto e fica mais fácil desligar da realidade. A respiração acalma e a gente deixa os nossos problemas para depois”.

“A leitura de poesia é uma das formas, talvez a mais íntima, de se conectar com sentimentos profundos”

A atriz diz que no livro não há espaço para poemas, digamos, mais melancólicos. “Mas a tristeza é parte do ser humano. Podemos até lidar com a tristeza de forma leve, mas ela é inerente a qualquer um de nós. Ela também nos ajuda a amadurecer. Às vezes, somente a tristeza faz a gente tomar novos rumos na vida, até para evitarmos repetir erros”.

“Inspirações” também será lançado na próxima quarta (6) no Rio de Janeiro.