Topo

Tirar tarô em casa ajuda em decisões difíceis, mesmo se você não acredita

As cartas do tarô ajudam a entender o que está no seu inconsciente  - Getty Images
As cartas do tarô ajudam a entender o que está no seu inconsciente
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL

28/11/2017 04h00

Antes que você vire os olhos e diga que não acredita "nessas coisas", não estamos falando de misticismo, magia ou adivinhações nesta reportagem, mas de uma prática que traz reflexão e autoconhecimento. Se você está em dúvida em relação a uma questão importante, por exemplo, ter um baralho de tarô em casa pode ajudar a tomar decisões. A produtora independente Glau Couturato, 26,  faz isso: "Há pouco tempo, comecei a estudar e tiro para me orientar em projetos ou quando tenho alguma dúvida".

A taróloga Vanessa Furquim considera a prática ótima e acha que "todo mundo deveria ter um baralho em casa, para aqueles momentos de autoconhecimento ou para tirar uma dúvida". Ela explica que o tarô não é algo religioso, nem um objeto místico, que requer uma crença específica ou algum tipo de ritual. Para tirar, basta conhecer a simbologia e usá-la para interpretar as cartas. Ela, Evelin Cardoso e Carol Almeida explicam aqui um pouco mais sobre o tarô e como fazer a leitura em casa dele. 

Veja também

Entendendo o tarô

É um baralho com 78 cartas. Cada uma delas tem um símbolo, que é chamado de arcano e representa o que a psicologia chama de arquétipo: imagens que têm significados universais, como a morte ou o louco. Esses símbolos trazem vários significados e os baralhos vêm acompanhados de um livro que explica quais são eles. Existem 22 símbolos que são os mesmos em todos os baralhos, chamados de arcanos maiores, e outros 56 que podem variar, os arcanos menores.

As cartas são tiradas aleatoriamente e funcionariam como um oráculo: a interpretação dos símbolos, segundo as tarólogas, mostra o que está em seu inconsciente, o que ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões.

Dá para prever meu futuro?

Não exatamente. As especialistas contam que existe um olhar errado sobre o tarô. Ele não uma ferramenta de previsão e, sim, de autoconhecimento. Nada do que é dito pelas cartas é um fato, mas uma possibilidade que deve ser interpretada e usada como orientação. Por exemplo, se você tira a carta da morte, não significa que alguém vai morrer, mas pode indicar abertura ou busca por mudanças, de deixar algo para trás. O que vai dizer o futuro são as escolhas que você toma.

"Ele pode mostrar tendências de futuro prováveis", diz Carol Almeida. 

Escolha seu baralho

Existem milhares de baralhos de tarô, mas todos têm a mesma base, ou seja, os mesmos símbolos ilustrados de diferentes formas. Além dos significados centrais comuns a todos os baralhos, alguns podem trazer outros significados ligados ao tema das cartas. Um baralho de gatos, por exemplo, pode trazer características felinas nas possíveis interpretações.

Para escolher, é possível procurar um dos três clássicos (chamados de Marselha, Rider-Waite e Crowley) ou deixar sua intuição falar e optar por uma temática que te agrade. Antes de comprar, pesquise pois alguns são mais imagéticos e outros mais difíceis de ler. 

Eu não sei nada de tarô, posso fazer isso?

Sim, basta procurar os significados das cartas nos livros e estudar. Segundo as tarólogas, quanto mais você estuda e conhece o baralho, melhor você vai interpretar as cartas e poder se orientar por elas.

Como tirar as cartas?

Existem vários jeitos de jogar o tarô, mas, para iniciantes, o recomendado é começar tirando uma carta por dia.

Em um momento tranquilo, limpe bem a mente. Então, mentalize as questões que quer fazer na sua cabeça. Escolha uma carta e, com base em seu significado, interprete como ele se encaixa no seu contexto. Vale ler as possíveis interpretações no livro e buscar entender como elas poderiam ter a ver com o que você está vivendo e sentindo.

Outra dica da taróloga Evelin Cardoso é analisar com cuidado a imagem da carta, prestando atenção nos pensamentos e emoções que ela te traz. Isso também pode ajudar a entender o que você está sentindo e o que busca.

Cuidados importantes

O principal cuidado ao tirar o tarô é de ter sempre em mente que o que está nas cartas não é um fato do seu futuro e, sim, um material que pode servir de guia para você.

Outra coisa importante de saber é que seu estado mental, suas escolhas e suas vontades influenciam como você interpreta as cartas. Então, em momentos de forte emoção, é provável que sua interpretação seja completamente direcionada. E se for ruim, pode afetar negativamente e fazer mais mal do que bem, por isso, é bom evitar o jogo nesses dias. 

Qual a diferença de tirar em casa ou com uma taróloga?

A taróloga é uma pessoa que estudou a fundo as cartas e seus significados. Quando ela as tira para outra pessoa, tem mais conhecimento das possíveis interpretações e também para analisar os significados de maneira combinada. Além disso, por não estar envolvida diretamente com sua vida, sua interpretação é mais neutra, sem ser tendenciosa.

Quando você tira só, pode influenciar a interpretação das cartas. Mas, ao mesmo tempo, dedicar um tempo para pensar sobre as questões que tem e analisar as interpretações que faz das cartas pode ajudar você a se entender melhor.